Governadores cobram maior autonomia financeira em reunião no Congresso

Os governadores deixaram de lado os pontos de divergências e chegaram na reunião nesta quarta-feira no Congresso Nacional unidos em torno de quatro propostas prioritárias para viabilizar maior autonomia financeira dos Estados e garantir o aumento dos investimentos, fundamental para o crescimento da economia.

Além da mudança no índice de correção das dívidas dos Estados com a União e redução do comprometimento das receitas com o pagamento do débito, os governadores querem uma readequação da distribuição dos Fundos de Participações; aprovação de uma emenda constitucional que proíba a criação de novas despesas a serem financiados por Estados e municípios e zerar a alíquota do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

Essas prioridades foram transmitidas nesta quarta pelos governadores aos presidentes da Câmara, Eduardo Alves (PMDB-AL), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-RN), além dos líderes das duas Casas, em reunião, que durou um pouco mais de uma hora. Temas polêmicos, como unificação em 4% da alíquota do ICMS no período de 12 anos, ficaram de fora.

No caso da mudança do indexador da dívida dos Estados, o Executivo chegou a encaminhar uma proposta para trocar IGP-DI mais 6%, 7,5% e 9% ao ano por taxa Selic com um teto de IPCA mais 4% ao ano. Mas essa negociação está diretamente relacionada às negociações para aprovação da alíquota do ICMS, o que para o governo é fundamental para acabar com a guerra fiscal, reduzindo insegurança jurídica e melhorando a competitividade do país. Mas, no que diz respeito à proposta de unificação do ICMS, não há consenso, o que pode dificultar as negociações para substituição do índice de correção das dívidas. Os governadores querem ainda uma redução do comprometimento das receitas com pagamento de dívidas, o que a área econômica tem demonstrado resistência em negociar.

Outra solicitação dos governadores foi a aprovação da PEC que proíbe o aumento das despesas dos Estados, sem apontar os recursos que seriam utilizados. Segundo o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), ressaltou que existem 22 PEC em tramitação no Congresso Nacional, que aumenta o piso salarial de várias categorias. ‘Ninguém é contra, mas só que não tem dinheiro para pagar’, disse.

Diante da situação em que os Estados perdem receitas, os governadores defendem ainda a incorporação das contribuições como Cofins e CSLL na base de cálculo do Fundo de Participações dos Municípios (FPM) e dos Estados (FPE).

Além disso, pedem a isenção de pagamento de Pasep. O vice-governador do Pará, Helenilson Pontes (PPS), defendeu a redução a zero da alíquota do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). ‘O Pasep é o único caso dos sistema tributário brasileiro onde a União toma de volta 1% do que os Estados e municípios recebem da União’, afirmou, durante a reunião.

‘A busca aqui [na reunião] é de um novo pacto federativo onde os Estados possam ser fortalecidos e respeitados os seus direitos. Que não possa mais sistematicamente este Parlamento atribuir novas despesas aos Estados que são, o tempo todo, surpreendidos com mais despesas e com a diminuição sistemática de nossas receitas’, afirmou o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB). ‘O governo federal tem sido muito extravagante na concentração de poderes e recursos aqui em Brasília’, acrescentou.

Fonte: Brasília em Tempo Real

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.