Governo brasileiro se diz preocupado com monitoramento

Na primeira manifestação do governo brasileiro após a revelação dos programas americanos de vigilância de dados telefônicos e de internet, o ministro Paulo Bernardo (Comunicações) disse ontem à Folha que “esses acontecimentos colocam para nós um grande problema: a privacidade que é assegurada na Constituição brasileira não está sendo cumprida”.

“Não temos a menor ideia de como os dados estão sendo usados”, acrescenta.

Ele destaca uma entrevista em que o ex-agente da CIA Edward Snowden, fonte das revelações dos jornais “Guardian” e “Washington Post”, declara que podia acessar toda a vida de uma pessoa por um número de celular.

“Ele tinha condição de vasculhar tudo, cartão de crédito, todas as ações. Quer dizer, é um negócio brutal”, diz Bernardo. “Está se realizando aqui o ‘1984’.” O livro de George Orwell apresenta um futuro distópico em que os cidadãos são vigiados pelo ditador, o Grande Irmão.

Questionado se o governo brasileiro deve cobrar esclarecimentos do governo americano ou das empresas de tecnologia, a exemplo do que fez a Comissão Europeia, o ministro respondeu que, na sua opinião, sim.

“Acho perfeitamente viável e desejável que a gente peça explicações”, disse. “Não quero me antecipar, mas mandei um ofício aos ministros José Eduardo Cardozo [Justiça] e Gleisi Hoffman [Casa Civil] propondo uma reunião do governo, que veja como nós podemos encaminhar essas questões.”

Para Bernardo, “o Google e as grandes empresas de tecnologia estão devendo uma resposta para os seus usuários, não só no Brasil, mas nos países todos, sobre que tipo de relação é essa, essa simbiose com os órgãos de segurança americanos”. Sublinha que “as notícias dão conta de que os nossos dados todos são entregues lá”.

Na reunião que propôs, ele deverá defender a agilização de projetos de lei relativos à privacidade –como o Marco Civil da Internet, sob apreciação do Congresso, e outro específico de proteção de dados pessoais, sob apreciação do Ministério da Justiça.

Deverá também propor o estímulo à instalação de centros de dados (datacenters) no Brasil, plano em estudo nas Comunicações. “Queremos estabelecer uma política ou até, eventualmente, determinar que as empresas tenham os seus centros no país. Os computadores das principais empresas são nos Estados Unidos, mas elas podem perfeitamente guardar espelho dos dados no Brasil.”

O ministro declara, por fim, estar “falando bem moderadamente, mas isso é um negócio de altíssimo impacto, muito sério”.

Fonte: Folha de S.Paulo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.