Governo dará incentivo a ‘carro verde’

O aposentado Sergio Pesse no carro híbrido Prius, da ToyotaO governo fará uma correção nas regras do regime automotivo para incluir os veículos elétricos e híbridos na nova política industrial.

O programa passou a valer neste ano e tem vigência até 2017. Ele prevê benefícios ficais para quem atingir as exigências estipuladas pelo governo.

Entre as obrigações–que vão de investimento em pesquisa a um mínimo de peças nacionais–um dos maiores desafios, na visão das montadoras, é o de atingir a meta de melhorar em 12% a eficiência dos carros até 2017.

Como a conta é feita para a média de todo o portfólio da marca, veículos elétricos e híbridos, de consumo inferior, poderiam ajudar montadoras que têm o modelo a alcançar a meta.

Heloísa Menezes, secretária de desenvolvimento da produção do Mdic (Ministério do Desenvolvimento), disse à Folha em outubro do ano passado que eles ficaram de fora devido à complexidade do tema.O texto inicial do regime, contudo, não previa a participação desses modelos.

“São bichos diferentes e precisam de uma dieta especial”, afirmou na época.

Segundo a Folha apurou, a correção será incluída em um decreto com especificações técnicas do regime a ser publicado nos próximos dias.

O governo estuda ainda dar um peso maior para a categoria na conta, como já é feito em países desenvolvidos– um elétrico, por exemplo, contaria por três.

Para a indústria, as medida são bem-vindas, mas insuficiente para viabilizar a categoria. “Nos outros mercados, conta muito porque já tem um volume razoável. A ideia é boa, mas você precisa criar um mínimo de mercado”, afirma o vice-presidente da Ford, Rogelio Golfarb.

CRIAR MERCADO

A Ford, assim como as outras, acredita que a criação do mercado será possível quando o governo criar uma classificação tributária específica para a categoria.

Hoje, os veículos elétricos pagam 25% de IPI e os híbridos são tributados de acordo com a motorização, em geral acima de 13%.

Os grupos também pedem um alívio no imposto de importação, de 35%, como um caminho para viabilizar a produção nacional no futuro.

Com essas medidas, em estudo pelo governo, o Fusion, híbrido da Ford, passaria a custar 5% a mais que o normal e não 30% como hoje, estima Golfarb. O Prius, recém-chegado híbrido da Toyota, teria uma redução de R$ 30 mil, o que poderia elevar a estimativa de vendas de 100 para 500 unidades/mês.

Sem o alívio tributário ainda, marcas como Ford e Toyota contam hoje com o que consideram uma demanda “espontânea” por seus modelos, de consumidores como o aposentado Sérgio Pesse, que conheceu o modelo em pesquisas na internet.

“Comprei mesmo assim [sem incentivos] porque eu quero conhecer o carro”, diz.

ETANOL

No debate sobre políticas para categoria, governo e montadoras começam a convergir em um ponto: incluir o etanol nas novas tecnologias.

O caminho natural seria um híbrido a etanol, como sugere Bruno Jorge, da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).

Toyota e Ford já mostram disposição em desenvolver, no futuro, versões de híbridos com o uso do biocombustível brasileiro. Seria a etapa final do plano vislumbrado pelas marcas, de criar mercado com os importados, partir para fabricação nacional em seguida, até o desenvolvimento da nova tecnologia.

“O híbrido é uma grande opção para o Brasil porque você pode ter as belezas do sistema elétrico tocadas também por biocombustível. É um caminho natural porque não existe desafio tecnológico para fazer um híbrido flex, então, à medida que você cria o segmento, gera volume e começa a viabilizar esse tipo de tecnologia”, diz Golfarb

Segundo ele, o etanol deve ser considerado até mesmo para a etapa seguinte, a da célula de combustível, para ser usado na reação eletroquímica para alimentar o motor.
A ABDI convocou especialistas e acadêmicos para apresentar soluções tecnológicas que poderiam colocar o Brasil na rota de desenvolvimento do carro elétrico e híbrido, como forma de subsidiar a criação de políticas ao setor.

A avaliação dos técnicos é de que é precisar evitar apostas equivocadas tomadas por outros países. “Houve muito entusiasmo em 2008, 2009 e 2010”, diz Jorge.

Uma das propostas rejeitadas é conceder um bônus ao comprador, como é feito em países desenvolvidos. “Nós estamos mais preocupados em estruturar para que isso [o desenvolvimento do mercado] ocorra de maneira sustentável e ligado a nossa matriz energética, o etanol, do que dar um simples incentivo”, completa.

Fonte: Folha.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.