Governo decreta emergência em 37 cidades afetadas pela seca em Alagoas
O governador Teotonio Vilela Filho decretou, por meio de publicação no Diário Oficial desta sexta-feira (4), situação de emergência em 37 municípios atingidos pela seca. O decreto terá duração de 180 dias e exige que órgãos estaduais e municipais localizados nas áreas atingidas adotem, em regime de cooperação, todas as medidas necessárias para o combate dos efeitos da estiagem prolongada.
Os municípios em situação de emergência são os seguintes: Arapiraca, Água Branca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Craíbas, Coité do Nóia, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Inhapi, Igaci, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olho D’ Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Quebrangulo e Traipu.
Para a publicação do decreto, o governador considerou os enormes impactos causados pela seca sobretudo na zona rural dos municípios, que causou a perda de lavouras e enormes dificuldades para a criação dos rebanhos. De acordo com o governo, esta é a pior seca dos últimos 40 anos em Alagoas.
Na prática, a situação de emergência vai falicitar para o governo a aquisição de equipamentos e o repasse de recursos, que não precisarão passar pelos processos burocráticos normais. De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), onde funciona o Comitê de Combate à Seca, entre as medidas emergenciais para os municípios atingidos pela estiagem prolongada estão repasse de alimentos para animais, distribuição de água por meio de caminhões-pipas, limpeza de açúdes e barragens e recuperação de poços artesianos.
Fonte: Ne10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário