Governo do Estado muda perfil da pesca e aquicultura na Bahia em 2013

pesca artesanal

Reestruturação, fortalecimento, inovação e consolidação. Esses foram os eixos balizadores das ações da Bahia Pesca em 2013. A profissionalização da pesca artesanal, o novo perfil da assistência técnica, a oferta de serviços nos Terminais Pesqueiros da Bahia e a distribuição de embarcações do Projeto Renovar caracterizaram-se não apenas como atividades típicas de Estado, mas também como elementos estratégicos capazes de consolidar a pesca e a aquicultura baiana, garantindo a pescadores e marisqueiras qualidade de vida e condições de trabalho.

“A pesca e a aquicultura despontam, inquestionavelmente, como uma nova matriz produtiva de grande importância social e econômica para a Bahia”, afirma o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, lembrando que o Estado tem 1.200 km de costa, ocupa a terceira posição no ranking nacional da produção de pescado e a segunda do Nordeste. Além disso, produz cerca de 115 mil toneladas/ano de pescado e é pioneiro na produção de tilápia em tanque-rede.

IgrapiunaSegundo ele, 2013 foi um ano propício para estabelecer sólidos impulsos à pesca artesanal. Já 2014 será a vez de fomentar o suporte aos processos de industrialização e comercialização, uma vez que um setor complementa o outro. “Desta forma, vamos inserir milhares de famílias no mercado da pesca e aquicultura, auxiliando ainda o desenvolvimento da atividade de pequenos, médios e grandes empresários”, completa o presidente da Bahia Pesca. “Agora, ultrapassados alguns desafios, temos um cenário real e vitorioso que, com base nos investimentos feitos ao longo do ano pelo Governo do Estado, foram traduzidos em benefícios diretos, dentro de cada projeto da empresa, para pescadores e marisqueiras em todo o território baiano”, afirma Peixoto.

O presidente da empresa avalia que a pesca e aqüicultura no Estado mudou de perfil em função de incentivos em projetos importantes como o fortalecimento da Assistência Técnica; Reestruturação das Estações e Unidades Produtivas de Piscicultura; Implantação dos Entrepostos de Pescados em conjunto com a Adab; Ampliação da capacitação de pescadores; Regulamentação da Pesca e Aquicultura no Estado; Consolidação, ampliação e definição da gestão dos Terminais Pesqueiros; Desenvolvimento do CadCidadão, entre outros. “Todas as ações tiveram como objetivo ofertar serviços essenciais ao nosso público”, diz acrescenta Cássio Peixoto. “Afinal os investimentos do Governo do Estado precisam ser traduzidos em benefícios diretos para a sociedade, de forma a gerar emprego e renda para os que mais precisam”.

Para o Secretário de Agricultura Eduardo Salles, que elegeu 2013 como o ano da pesca e aquicultura, a gestão da Bahia Pesca este ano mudou paradigmas. “Tivemos a oportunidade de incrementar o setor, oferecendo serviços imprescindíveis como Núcleo de Licenciamento Ambiental, CadCidadão e o início da operacionalização dos terminais pesqueiros”, frisa o secretário. “Com isso pudemos melhorar os índices de desenvolvimento humano das famílias que vivem da pesca e aquicultura, gerando relatórios consistentes para direcionar as políticas públicas, observando ainda o impacto das ações na vida da população”, avalia Salles, parabenizando a Bahia Pesca pelo desempenho nos projetos desenvolvidos em 2013. (Ascom)

Fonte: Gazzeta

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.