Governo promove teste do bafômetro, e bombom com licor não indica álcool

O Ministério das Cidades promoveu nesta segunda-feira (4) teste do bafomêtro com cinco voluntários que consumiram diferentes tipos de produtos que continham álcool. Depois de 25 minutos, todos sopraram o bafômetro. O resultado: não foi constatado nenhum teor de álcool no caso de quem comeu bombom e de quem usou enxaguante bucal. Os outros três voluntários que consumiram doses pequenas de cerveja, vodka e vinho poderiam ser multados com base nas novas regras da Lei Seca.

Os testes ocorreram durante lançamento da campanha “Bebida e direção. Deixe essa mistura fora da festa”, que tem como objetivo incentivar as pessoas a não dirigir depois do consumo de bebidas alcóolicas durante o carnaval.

O governo realizou os testes após uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada na semana passada, ter endurecido ainda mais a Lei Seca.

A partir de então, se o motorista fizer o teste do bafômetro e o aparelho indicar um valor igual ou superior 0,05 miligramas por litro de ar, ele será multado por infração gravíssima. Além de ter a habilitação apreendida por 12 meses, o condutor terá de pagar uma multa de R$ 1.915,30.

Logo depois da divulgação das novas regras, o Jornal Nacional (veja reportagem ao lado) mostrou que a ingestão de um bombom com licor ou xaropes homeopáticos poderiam causar dor de cabeça em uma blitz policial. Teste feito pelo repórter André Trigueiro mostrou, logo após consumo de bombom com licor, 1,09 mg/l. O policial explicou que em até 15 minutos o teor iria a zero, o que, de fato, ocorreu.

Durante o teste no Ministério das Cidades, os voluntários que comeram bombom com licor e utilizaram enxaguante bucal com álcool não seriam autuados. Em ambos os casos, o bafômetro não identificou álcool no organismo.

O aparelho, porém, apontou 0,12 mg/L no voluntário que tomou 1 cerveja longneck, 0,10 mg/L no rapaz que bebeu 1 dose de vodka e 0,05 mg/L na voluntária que ingeriu 1 taça de vinho. Todos eles seriam passíveis de punição se dirigissem no momento do teste.

Pela Lei Seca, o motorista pode se complicar ainda mais com a Justiça se o bafômetro indicar um nível igual ou superior a 0,34 mg/L. Neste caso, o ato será considerado como crime e o motorista pode pegar de seis meses a três anos de prisão. Nas três situações, a quantidade de álcool ingerida não seria suficiente para ser considerado crime de trânsito.

Campanha de carnaval
Em entrevista coletiva antes dos testes, o Ministério das Cidades lançou a nova campanha para diminuir o número de acidentes de trânsito durante o carnaval.

“Nós estamos tratando de um tema que não se muda por decreto”, declarou o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. Ele destacou que a fiscalização será ainda mais rígida durante o carnaval. De acordo com o Ministério, a quantidade de mortes no trânsito brasileiro chega a 42 mil por ano.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos países recordistas em relação a acidentes de trânsito. O país está em 5º lugar, precedido pela Índia, China, Rússia e EUA.

“Álcool e direção são apenas alguns dos itens que colocam o Brasil nesta posição do ranking. Essa cultura de misturar álcool e direção está aos poucos sendo vencida”, afirmou o deputado Hugo Leal (PSC-RJ).

As peças serão exibidas nas televisões, rádios, jornais e pela Internet. Elas mostram um grupo de amigos que dirigem de forma prudente pelas ruas. Porém, o carro deles é atingido por outro, conduzido por um motorista embriagado. A propaganda termina com o grupo de amigos sendo socorrido pela equipe de resgate.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.