Governo quer prefeituras envolvidas na luta contra desastres naturais

O governo federal já tem uma política definida de monitoramento, prevenção e resposta a desastres naturais, e para que ela tenha êxito é preciso que as administrações municipais participem do esforço. “Chega de lamentar, de chorar tantas vidas que poderiam ter sido salvas”, disse nesta quarta-feira (30) o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, a prefeitos reunidos na capital federal.

As ações nacionais de prevenção e defesa civil têm investimentos de R$ 20 bilhões e já identificaram os 821 municípios com maior risco no país, com base no número de mortos em ocorrências de desastres naturais nos últimos anos.

Bezerra apresentou a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil aos participantes do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, encerrado hoje. Também falaram sobre o assunto os ministros das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e da Ciência, Tecnologia e Informação, Marco Antônio Raupp.

O ministro da Integração Nacional disse que a Lei 12.608/12 estabeleceu o marco regulatório da política de monitoramento, prevenção e resposta a desastres naturais, cabendo às prefeituras cinco obrigações para que possam ser beneficiadas pelo programa: elaborar mapeamento de risco; elaborar plano de contingência; elaborar plano de implementação de obras e serviços para reduzir os riscos de desastres; criar mecanismos de controle e fiscalização para evitar edificações em áreas suscetíveis a desastres naturais; e elaborar carta geotécnica de aptidão à urbanização.

O governo já mapeou 300 municípios que fazem parte do grupo de 821 selecionados como prioritários, e pretende concluir o trabalho com os outros municípios da relação até o final de 2014, segundo Bezerra. Os recursos são destinados a obras de contenção de encostas, canalização de rios e outras por meio do chamado PAC da Prevenção.

O ministro alertou ainda que é preciso também capacitar e treinar pessoal para lidar com situações de risco, em um total de 20 mil pessoas até o ano que vem, sendo 7 mil este ano e 6,4 mil já preparadas anteriormente.

Nos primeiros 300 municípios já mapeados, foram identificadas 5.266 áreas de risco pelos técnicos do governo, segundo o ministro da Integração Nacional. Para esse trabalho, o governo utiliza o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília, e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), situado em Cachoeira Paulista, estado de São Paulo.

“A idéia é investir mais em ações de prevenção, como obras de contenção de cheias, de macrodrenagem, de proteção de morros, de reforço de encostas, e também nas ações preventivas, voltadas a educar, a preparar a população, sobretudo aquelas que moram em áreas de risco”, disse o ministro.
Entre os prefeitos que assistiram à palestra estava Neilson Cavalcante, prefeito de Presidente Figueiredo, município amazonense de 30 mil habitantes, situado a 107 km de Manaus. Segundo ele, seu município tem quatro áreas que se enquadram na categoria de riscos abordada pelo ministro da Integração Nacional, todas na zona urbana e que exigem obras estimadas em R$ 8 milhões.

“Já encaminhei uma proposta ao Ministério da Integração e agora estou aguardando a resposta”, disse o prefeito. Ele disse que considera a busca de informações o aspecto mais importante do encontro, e por isso veio a Brasília acompanhado de três assessores, encarregados dessa tarefa durante o evento para dar suporte às futuras ações da prefeitura de Presidente Figueiredo.

Outro prefeito presente,  Cláudio Chaves, de Pocinhos, na Paraíba, disse que o principal problema do município, a 2.300 km da capital, João Pessoa, e com uma população de 17 mil habitantes, é a seca que castiga a região há mais de um ano. Segundo ele, a falta de água já acabou com a lavoura de sisal, principal cultura da região, com os rebanhos de caprinos e ovinos e com a criação de frangos, também muito importante para o município.

“Para conseguir água, temos que buscar com caminhões-pipa a 30 quilômetros de distância”, disse o prefeito, que saiu do evento prometendo utilizar os recursos oferecidos pelo governo federal para combater a seca, e que incluem a construção de cisternas por meio do programa Água para Todos, cujo objetivo, segundo o ministro Fernando Bezerra, é ”a universalização do acesso à água até 2018”.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.