Governos europeus negam desculpas a Evo Morales por proibição de vôo

Brasília – O ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha recusou nesta sexta-feira (05) pedir desculpa à Bolívia por não ter autorizado o sobrevôo do avião presidencial boliviano, afirmando que a informação de que dispunha era que Edward Snowden estava a bordo.

“Disseram-nos que estava dentro”, disse José Manuel García-Margallo, referindo-se ao ex-consultor da CIA acusado de espionagem pelos Estados Unidos, numa entrevista à TVE. O ministro não quis dizer a origem dessa informação. Questionado sobre se fez ou recebeu alguma chamada de responsáveis norte-americanos, o ministro respondeu que isso “faz parte do segredo do sumário”.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Portugal reiterou  que “lamenta qualquer incómodo” causado ao Presidente da Bolívia, mas não esclareceu se haverá um pedido de desculpas formal por causa do incidente com o avião de Evo Morales.

Os presidentes dos seis países-membros da União das Nações da América do Sul (Unasul) exigiram na quinta-feira que Espanha, Portugal, França e Itália peçam desculpas públicas pela recusa em autorizar o sobrevôo e aterrissagem do avião do Presidente Evo Morales na terça-feira. Evo Morales considera que que os pedidos de desculpas por parte dos Europeus são insuficientes. “O que aconteceu nos últimos dias não é um acaso, não é um erro, alguns países pediram desculpa evocando um erro, mas isso não é um erro”, acrescentou.

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, considerou “ridículo e inaceitável” o tratamento dado ao Presidente da Bolívia, Evo Morales, retido em Viena por 13 horas por suspeitas de transportar Edward Snowden no avião presidencial.

Schulz se pronunciou em Madrid durante uma conferência econômica nesta sexta (05) e afirmou a necessidade de saber “quem deu as ordens” de não autorizar o sobrevôo ou aterrissagem do avião e que os países europeus não podem “deixar de respeitar as regras do Direito internacional”.

Na terça-feira, Portugal, França, Espanha e Itália recusaram o sobrevôo ou aterrissagem nos seus territórios do avião presidencial boliviano, que regressava de Moscou a La Paz, devido a suspeitas de que o ex-consultor da CIA, Edward Snowden, acusado de espionagem pelos Estados Unidos, estivesse a bordo.

Devido a essas recusas, Evo Morales teve de fazer uma escala forçada de 13 horas em Viena, de onde partiu na quarta-feira rumo à capital boliviana, com escalas nas ilhas espanholas das Canárias e no Brasil.

Sobre o caso Snowden, que revelou  a existência de escutas dos Estados Unidos a instituições e embaixadas europeias, Schulz admitiu que os serviços de informações “são necessários” a “uma boa proteção dos cidadãos”, mas considerou que este tipo de espionagem é injustificado e “típico da Guerra Fria”.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.