Gramado: longa pernambucano conquista prêmio de melhor filme

TatuagemGramadoJOAQUIM-grandedentro“Tatuagem”, o primeiro longa-metragem de ficção dirigido pelo pernambucano Hilton Lacerda, já marcou seu ponto na história do cinema brasileiro. Na noite de sábado, a produção foi consagrada como o melhor filme do 41o Festival de Cinema de Gramado.

De lá também trouxe os troféus Kikitos para Irandhir Santos como melhor ator, e trilha sonora para DJ Dolores, além do prêmio da crítica. Para aqueles que vinham acompanhando o evento, o êxito do filme, inspirado no grupo teatral pernambucano Vivencial (dos anos 1970), não foi um surpresa.

Mas, a característica “pulverizada” da premiação, que endereçou prêmios para todos os títulos concorrentes, deixou dúvidas até a conclusão da cerimônia de encerramento. Isto porque dois Kikitos importantes ficaram com um dos dois filmes mais questionáveis da seleção.

Era a “A Bruta Flor do Querer”, de Andradina Azevedo e Dida Andrade, eleito pela direção (tendo sido julgado por entre outros, Kleber Mendonça Filho, melhor diretor de Gramado no ano passado), e melhor fotografia (com o mestre Affonso Beato no júri). O outro filme menor desta edição, “Revelando Sebastião Salgado”, de Betse de Paula, saiu com a consolação de “Prêmio Especial do Júri”.

Excetuando estes dois casos, a “pulverização” não pareceu injusta, mas sim um reflexo do cuidado da curadoria feita por Rubens Ewald Filho, Marcos Santuário e Jose Wilker na seleção dos títulos brasileiros.

O bonito filme baiano “A Coleção Invisível”, de Bernard Attal, deu a Clarisse Abujamra e a Walmor Chagas (1930-2013) os prêmios de melhor atriz e ator coadjuvantes. Seu terceiro Kikito foi dado pelo júri popular, que também lembrou do gaúcho “Até que a Sbórnia nos Separe”, de Otto Guerra e Enio Torresan Jr. Esta animação também foi tida como a produção com melhor direção de arte.

Ainda com dois Kikitos, saíram “Éden”, de Bruno Safadi – para Leandra Leal como atriz, e o incrível desenho de som de Edson Secco. Já Lina Chamie entregou o troféu a Karen Harley pelo sua montagem em “Os Amigos”.

E, contemplado pelo roteiro, Domingos Oliveira, com seu “O Primeiro Ano de Um Dia Qualquer”, desbancou o favoritismo de “Tatuagem”. O que não foi nenhuma vergonha considerando a inventividade do veterano cineasta para contar a humorada aventura de descobertas internas em um dia na vida de 20 personagens.

Entre os curtas-metragens, destaque para “Acalanto”, de Arturo Sabóia, com cinco troféus: filme, direção, atriz, trilha musical e direção de arte.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.