Gravatá: prefeitos saem frustrados de encontro com Ideli

1Diferentemente do encontro realizado pelo governador Eduardo Campos (PSB) no início deste ano, em Gravatá, os prefeitos que participaram da reunião desta segunda-feira (2) com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) saíram frustrados e reclamando porque não foi liberado nenhum tostão para os municípios pernambucanos.

“Vim de muito longe, de bolsos vazios e vou voltar do mesmo jeito”, se queixou o prefeito de Petrolândia, do PR, sigla que integra a base de sustentação da presidente Dilma Rousseff (PT) no Congresso Nacional.

No mesmo tom, o prefeito de Pesqueira, Evandro Chacón (PSB), disse que, já que não pôde liberar recurso algum para os municípios, era para o Governo Federal ter colocado em discussão pontos importantes, como o aumento do FPM em 2% e os programas que pudessem resultar em convênios para cidades que estão com dificuldades de fazer parcerias com a União por conta da inadimplência. “Não vim iludido, já sabia que não iria haver nenhum gesto do governo em relação à liberação de recursos”, disse.

Na reunião que o governador Eduardo Campos realizou, todos os municípios pernambucanos receberam uma cota do Fundo Estadual de Desenvolvimento e Apoio aos Municípios (FEM), criado pelo governo estadual para socorrer gestões endividadas. No ato de hoje, o que se viu em Gravatá foi uma prestação de contas sobre o que o Governo Federal está fazendo no Nordeste e, em particular, em Pernambuco.

“O que vimos aqui não nos agradou; os programas foram os mesmos. Estamos em crise, sem condições ou com dificuldade para pagar o décimo terceiro salário. Do jeito que está, ou como foi conduzida essa reunião, não agradou a ninguém”, afirmou o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, José Patriota (PSB).

Quem saiu em defesa do Palácio do Planalto foram os senadores Armando Monteiro Neto (PTB) e Humberto Costa (PT). De acordo com o trabalhista, se não houve a liberação de recursos neste encontro é porque o governo está fazendo o aporte de verbas na prática, por meio de programas e decisões, entre estas, a liberação de uma cota extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em setembro passado e outra a ser liberada em março do ano que vem, uma forma de compensar as perdas causadas pelos cortes da União.

“Se Dilma liberasse dinheiro aqui, iria ser tratada como uma ‘mamãe-noel’ e o objetivo deste encontro não era esse. O objetivo aqui foi de desengavetar projetos, recuperar programas e diminuir a burocracia que os prefeitos enfrentam em Brasília”, afirmou.

O senador Humberto Costa, por sua vez, disse que num evento como foi concebido este, não cabia medidas como a liberação de recursos através de convênios. “A preocupação do governo foi outra e em nenhum dos demais estados onde os ministros estiveram aconteceu qualquer tipo de liberação de recurso e em Pernambuco não seria diferente”, pontuou.

Segundo ele, caso a ministra Ideli Salvatti tivesse anunciado a liberação de novos recursos para os municípios, seria acusada de transformar um encontro técnico em palanque eleitoral com enfoque na reeleição de Dilma em 2014. “O governo teve a preocupação de não misturar a questão administrativa com a política”, concluiu.

Fonte: Blog do Magno Martins

Foto: Adriano Roberto

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.