Greve de fome em Guantánamo completa cem dias
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A greve de fome mantida por 130 presos da prisão norte-americana de Guantánamo, localizada em Cuba, completa nesta sexta-feira (17) cem dias. Os detentos reclamam de maus tratos e abusos por parte dos seguranças. O Exército norte-americano informou que uma pessoa desmaiou e reconheceu que durante esse período houve “várias emergências médicas”.
O porta-voz da Prisão de Guantánamo declarou que o alerta amarelo foi disparado quatro vezes na quinta-feira (16). O alarme informa quando existe uma emergência médica. Não foram dados detalhes sobre as causas dos atendimentos. O porta-voz limitou-se a dizer que um preso inconsciente foi retirado do chão.
A situação de Guantánamo é um dos maiores desafios do presidente Barack Obama para este ano, com graves acusações de violações de direitos humanos e crise humanitária por parte dos Estados Unidos.
De acordo com advogados de alguns presos, pelo menos 30 dos grevistas são alimentados à força há semanas. Cinco deles estariam hospitalizados. A alimentação forçada já recebeu fortes condenações por grupos de direitos humanos e também pela Associação Médica norte-americana.
Iniciada em 6 de fevereiro deste ano, a greve de fome mantida pelos prisioneiros é uma forma de alertar a sociedade mundial quanto às “duras condições” vivenciadas em Guantánamo. É neste local que também está instalada uma base naval dos Estados Unidos, localizada em território cubano arrendado para os norte-americanos no início do século XX.
Fonte: Agência Brasil
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário