Grupo que tentou matar Mandela pega 35 anos de prisão

Um tribunal sul-africano condenou nesta terça-feira a 35 anos de prisão os líderes de um grupo de extrema-direita branco por um atentado contra o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que deixou um morto e vários feridos em 2002.

Os condenados a 35 anos são um total de cinco pessoas, incluindo Mike du Toit, considerado o cérebro do grupo que se chama “Boermag” ou “Força Boer”, nome dos descendentes dos colonos holandeses chegados à África do Sul no século XVII, segundo Sidupe Simasiku, porta-voz da promotoria.

O juiz da Alta Corte de Pretória sentenciou o resto dos 20 membros desta milícia a entre 10 e 30 anos de prisão, dependendo do grau de envolvimento nos fatos.

Entre as 20 pessoas sentadas no banco dos réus, figuram professores universitários, um médico, fazendeiros e antigos militares. “Seu objetivo era derrubar o governo por meios não constitucionais como a violência”, afirmou o juiz Eben Jordaan antes de emitir seu veredicto.

Eles planejaram um atentado que teria desencadeado outros em represália contra os brancos, acrescentou. Nove acusados ficaram em liberdade porque já passaram dez anos em prisão preventiva.

Os cinco condenados a 35 anos eram processados por “alta traição e formação de quadrilha para assassinar Nelson Mandela”, esclareceu Simasiku. Eles devem permanecer na prisão por mais 15 anos, pois já cumpriram penas que incluem os 10 anos de prisão condicional.

Em 2002, uma bomba colocada em uma estrada de Soweto pela qual deveria passar o Prêmio Nobel da Paz e herói da luta contra o apartheid explodiu matando uma mulher. Mandela não ficou ferido porque acabou realizando a viagem de helicóptero.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.