Há 24 anos morria o Rei do Baião

aHá exatos 24 anos, Luiz Gonzaga silenciou a sanfona. O Rei do Baião deu adeus, após parada cardiorrespiratória. A saudade do som do maior ícone musical do Nordeste ganhou, há pouco, a companhia da dolorosa partida do pupilo Dominguinhos, morto no último dia 23. O Viver aproveita a data para rememorar curiosidades do forrozeiro de Exu, cuja produção jamais se esgota no repertório brasileiro. E vale avisar: o dia é de recordações e homenagens ao Velho Lua

TRIBUTOS

Nos palcos
A 9ª Vigília Gonzagueana vai reunir mais de 50 sanfoneiros de todo o estado, nesta sexta-feira, no Nosso Quintal (3228-6846). A partir das 5h, com entrada gratuita.Já o Espaço Cultural Dominguinhos reúne Genival Lacerda, Ivan Ferraz, João Lacerda. Será no sábado, a partir das 13h, com ingresso a R$ 10. Mais informações:3271-1994.

Na telinha
Para homenagear Gonzaga, o compositor e cantor Maciel Melo é um dos convidados do programa Encontro com Fátima Bernardes, nesta sexta-feira, na Globo. O pernambucano divide o palco com o compositor baiano Gereba. Canta a valsa Sanfona dourada, com melodia de Luiz Gonzaga e letra do próprio Maciel.

Pode tocar
Discos, é claro, não poderiam faltar. Ano passado, chegaram às lojas duas coletâneas, Olha Pro Céu (Universal), em que vários intérpretes cantam obras do Rei em um disco duplo, e Gilberto Gil canta Luiz Gonzaga (Warner/Discobertas).

Quanta história…

Ô, lorota boa
Depois do álbum Sgt. Peppers, dos Beatles, especulou-se que o quarteto de Liverpool teria gravado Asa Branca. Tardou, mas o empresário do conjunto inglês, Don Kass, desmentiu a gravação da canção. O boato partiu do compositor Carlos Imperial.

Fole endiabrado
Luiz Gonzaga era adepto da sanfona Todeschini. Ao longo da carreira, ganhou quatro modelos do instrumento, sendo o último, de cor branca, o mais lembrado.

Primeiro apelido
Por ter um rosto arredondado e um largo sorriso, Luiz Gonzaga ganhou de Dino, um violista, o apelido de Lua – codinome divulgado por César Alencar e Paulo Gracindo.

Da cabeça aos pés
Foi vendo uma apresentação do catarinense Pedro Raimundo, que se vestia com bombachas, que Gonzagão passou a vestir trajes nordestinos nos palcos. Sua marca era o chapéu de couro.

A produção
Foram 2378 rpm e 42 LPs. Sem contar as inúmeras participações em projetos de outros cantores.

Ver para lembrar

Exposição

O imaginário do Rei – Visões sobre o universo de Luiz Gonzaga
Até setembro, a mostra destaca a trajetória e a obra do músico pernambucano (1912-1989). A exposição fica em cartaz na Oca, no parque Ibirapuera, em São Paulo, reunindo fotos antigas, discos e filmes como O Milagre de Santa Luzia (Sérgio Roizenblit). A entrada é gratuita.

Teatro

Gonzagão – A lenda
Descolado de um único protagonista (todo mundo vive o Rei do Baião), o espetáculo mistura passado, presente e futuro — o que se reflete em figurinos e cenário. A peça de João Falcão entrou em cartaz em 2012, ano do centenário do nordestino.

Filme

Gonzaga, de pai para filho
Biografia de Luiz Gonzaga e do filho Gonzaguinha, superou a marca de 1 milhão de espectadores e chegou à telinha em formato de microssérie. A história, de Breno Silveira, foi baseada em conversas realizadas entre pai e filho.

Fonte: Diario de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.