Hemocentro do RS tem recorde de doadores de sangue
O Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) recebeu um movimento recorde de doadores de sangue: 900 pessoas compareceram na segunda-feira (28), solidarizadas com a tragédia da boate Kiss, ocorrida em Santa Maria (RS), no domingo (27). Após o incêndio, 118 feridos permanecem internados em Santa Maria (RS) ou na capital, Porto Alegre. O número de mortos subiu de 231 para 234 na tarde desta terça (29).
Do total de doadores, 336 pessoas foram atendidas, o que resultou na coleta efetiva de 300 bolsas de sangue. Outros 139 doadores foram transportados para bancos de sangue de Porto Alegre e região metropolitana e cerca de 400 pessoas fizeram cadastramento para doação futura com agendamento prévio. Segundo a Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS) — instituição que administra o Hemocentro –, o movimento total da segunda-feira (28) foi equivalente a quase duas semanas de trabalho em períodos de normalidade.
Para esta terça-feira (29), o Hemocentro continua contando com a colaboração dos doadores, mas, devido à oferta, passou a dar prioridade para o atendimento de doadores com tipos sanguíneos negativos, que são mais difíceis de serem encontrados, especialmente o “O” negativo.
Os demais doadores devem ligar para (51) 3336-6755 e agendar a doação, para um atendimento mais rápido.
Fonte: Uol Notícias
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário