Hemope comemora 36 anos e homenageia doadores de sangue
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) comemora 36 anos na segunda-feira (25), que é também o Dia Nacional do Doador de Sangue. Neste ano, a entidade presta uma homenagem àqueles que doam regularmente sangue, com uma programação especial até sábado (30).
Os doadores que já fizeram 25, 50, 75 ou mesmo 100 doações vão receber certificados e bottons comemorativos, além de ganharem um bolo especial como forma de agradecimento pela atititude significativa de ser um doador de sangue.
Na segunda (25), quarta (27) e quinta (28), o Hemocentro do Recife e as unidade do interior do estado promovem uma oficina para formar agentes multiplicadores de doação. Na capital pernambucana, outras 180 pessoas vão ser preparadas ainda para atuarem como captadores de sangue e medula óssea.
Uma festa solene está marcada para a quinta-feira (28), com apresentação da Orquestra Criança Cidadã. O evento acontece no auditório Benício Dias da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), com a presença de doadores e amigos solidários da instuição. Vão ser homenageados os mais novos doadores, de 16 anos, e também os veteranos, com 67 anos.
Com a ampliação do Ministério da Saúde, o limite de idade para os doadores subiu de 67 anos para 69. Segundo o presidente do Hemope, Divaldo Sampaio, A mudança representa um aumento de, aproximadamente, 2 milhões de doações em todo o país. “Os doadores saudáveis de 67 anos podem continuar doando até os 69. Então isso vai representar um incremento muito importante para a doação de sangue no Brasil”, explica.
O Hemope realiza 300 doações todos os dias, uma média razoável de acordo com o diretor do hospital. Sobre as festas de fim de ano, período de menor número de doações de sangue, Divaldo Sampaio atenta para a necessidade de doadores. “Nós precisaremos de pelo menos 400 doações por dia para que nós possamos atender com tranquilidade as festas de fim de ano”, afirma.
O horário de atendimento do Hemope é de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30, inclusive nos feriados. Para doar sangue, o interessado precisa ter entre 16 e 69 anos, peso mínimo de 50 quilos e estar com documento de identificação com foto. Menor de idade deve ir à doação acompanhado de um dos pais ou responsáveis.
Fonte: G1 PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário