Homem de 60 anos mata 13 pessoas a tiros na Sérvia

Um veterano de guerra de 60 anos matou a tiros 13 pessoas na Sérvia nesta terça-feira (9), dentre elas sua mãe, seu filho e um primo de dois anos, durante ataques realizados de madrugada, ante de atirar em si mesmo e em sua ulher. O atirador, identificado como Ljubisa Bogdanovic, usou uma pistola para fazer os disparos em cinco casas da vila de Velika Ivanca, que fica a 50 quilômetros a sudeste de Belgrado, informou a porta-voz de emergências do hospital, Nada Macura.

Doze pessoas morreram logo após os disparos, feitos entre 5h e 5h30, e uma outra morreu num hospital de Belgrado, informou o chefe da polícia Milorad Veljovic. O homem e sua mulher ficaram seriamente feridos pelos disparos. Segundo Macura, há uma outra pessoa que também ficou ferida.

“Fomos todos pegos de surpresa”, disse Veljovic aos jornalistas. “A maioria das vítimas foi alvejada enquanto estava dormindo.” Segundo ele, ainda não está claro o que motivou os disparos.

Informações divulgadas pela mídia indicam que o suspeito tinha licença para ter uma pistola. Embora esse tipo de episódio seja relativamente raro na Sérvia, armas são facilmente encontradas no país, muitas das quais são remanescentes das guerras da década de 1990 nos Bálcãs.

Moradores disseram que, primeiro, o homem matou seu filho, antes de deixar a casa e começar a atirar nos vizinhos. Os moradores próximos ficaram chocados, pois descreveram o suspeito como um homem bom e calmo.

“Ele bateu nas portas e quando elas foram abertas, ele disparou”, disse o morador Radovan Radosavljevic. “Ele era um bom vizinho e qualquer um abriria a porta para ele. Não sei o que aconteceu.”

Os vizinhos disseram que um família inteira de cinco pessoas foi morta numa casa e que dentre as vítimas estava um menino pequeno, que era primo do atirador.

Milovan Kostadinovic, outro vizinho, disse que o suspeito foi interrompido pela polícia quando estava a caminho da sua casa. “Se eles não o houvessem parado, ele poderia ter matado a mim e a milha família”, disse Kostadinovic, em frente de sua casa, que fica na vila localizada numa colina verde, cheia de árvores frutíferas. “Ele atirou em si mesmo quando a polícia o encontrou.”

O suspeito havia perdido seu emprego no ano passado. Ele lutou como soldado sérvio na guerra da Croácia em 1992, informou o chefe de polícia. Moradores locais disseram que Bogdanovic lutou em Vukovar, cidade do leste croata que foi destruída por uma grande ofensiva sérvia, cenário do maior derramamento de sangue durante a guerra pela independência da Croácia, entre 1991 e 1995.

Fonte: Agência Estado

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.