Homenagem a Raul Seixas tem cantoria coletiva e protesto contra Sérgio Cabral

Capitaneada pelos Detonautas e tendo convidados como Zélia Duncan e Zeca Baleiro, a homenagem a Raul Seixas, na tarde deste sábado (14), no palco Sunset, transformou-se em uma grande cantoria coletiva e num protesto contra o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e a proibição de usar máscaras durante os protestos de rua.

O show foi aberto pontualmente às 17h30, com “Aluga-se”, um velho e irônico rock de protesto, resgatado pelos Titãs para as novas gerações. “Ditadura não, revolução”, gritou o vocalista, Tico Santa Cruz, que também cobriu rapidamente o rosto, lembrando os protestantes mascarados.

Na sequência, duas canções menos conhecidas de Raul –“Por Quem os Sinos Dobram” e “No Fundo do Quintal da Escola”– serviram para manter a unidade temática e o ritmo de rock, mas deram uma esfriada no jovem público.

Rock in Rio – 2º dia

A banda Detonautas se apresenta no palco Sunset durante a homenagem Viva a Raul, no Rock in Rio 2013 (RJ)

Daí em diante, no entanto, o que se viu foi uma sequência de sucessos que transformaram o show numa cantoria coletiva.

“Tenho certeza de que, se Raul Seixas estivesse vivo, ele estaria nas ruas se manifestando com todo o povo brasileiro”, disse Santa Cruz, antes de cantar “Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás”.

A primeira das convidadas, Zélia Duncan, dividiu com Santa Cruz os vocais de “Tente Outra Vez”, o grande hino de auto-ajuda de Raul, antes de ficar sozinha para cantar “Maluco Beleza”. “Salve a loucura doce de Raul”, disse Zélia, despedindo-se.

Quando o vocalista do Detonautas retornou, notou um grito de protesto que crescia na plateia e o incentivou: “Vocês querem dar seu recado? Podem dar”, disse, virando o microfone para o público, que gritava “ei, Cabral, vai tomar no cu”, referindo-se ao governador do Rio.

Logo após o fim do show, a frase “Ei Cabral” chegou a liderar a lista de assuntos mais comentados no Twitter.

“A gente não precisa se mascarar não, embora isso seja uma atitude democrática. Quem está mascarado é quem vota secreto no Congresso Nacional”, disse Santa Cruz, que usava uma camiseta com os dizeres “Senado Federal, vergonha nacional”.

Ao chamar Zeca Baleiro ao palco, lembrou que o cantor havia gravado um sucesso da banda Charlie Brown Jr. e homenageou os dois integrantes mortos, Chorão e Champignon.

Baleiro e Santa Cruz levaram juntos “Como Vovó Já Dizia”, antes do maranhense ficar sozinho para uma versão bem pesada e um tanto confusa de “Rock do Diabo”.

Arnaldo Brandão e Rick Ferreira juntaram-se à banda para tocar o divertido country “Cowboy Fora da Lei”, antes de Sylvio Passos, presidente do principal fã-clube de Raul, entrar em cena para cobrir Tico Santa Cruz com a mesma capa que o baiano usava em seus shows na sua fase mística.

Com ela, o vocalista cantou “Gita” e “Metamorfose Ambulante”. Para encerrar, todos os convidados se reuniram para cantar “Sociedade Alternativa”.

*

Set list do show

“Aluga-se”
“Por Quem os Sinos Dobram”
“No Fundo do Quintal da Escola”
“Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás”
“Tente Outra Vez”
“Maluco Beleza”
“Ouro de Tolo”
“Como Vovó Já Dizia”
“Rock do Diabo”
“Cowboy Fora da Lei”
“Gita”
“Metamorfose Ambulante”
“Sociedade Alternativa”

Fonte: Folha Ilustrada

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.