Choque de trens deixa mortos e feridos em Buenos Aires

Dois trens se chocaram nesta quinta-feira (13) na periferia de Buenos Aires, capital da Argentina, segundo as autoridades, deixando aos menos 3 mortos e 155 feridos.

Um trem de passageiros bateu em outro vazio por volta das 7h07 locais próximo à estação Castelar, a 30 quilômetros a oeste da capital.

O motivo do acidente ainda era desconhecido, segundo a empresa responsável.

Ao menos três pessoas – dois homens e uma mulher – morreram, e outras 155 pessoas tiveram ferimentos de diversas gravidades e foram levadas a sete hospitais, disseram autoridades. As operações de resgate duraram quatro horas.

Dezenas de ambulâncias foram deslocadas para atender os feridos, que permaneciam na área no entorno do acidente. No local da batida, os dois vagões estavam um sobre o outro, e outras composições tinham descarrilado em consequência do acidente.

Testemunhas
Testemunhas disseram que um dos trens estava parado nos trilhos alguns metros antes da estação Castelar quando o outro bateu por trás.

“Escutei um barulho muito forte e todos começaram a cair, e havia gente emocionada e chorando”, contou Lida, uma mulher de 26 anos.

“O trem estava parado. Estava há uns quatro ou cinco minutos detido… Senti um estrondo muito forte”, disse Claudio Menéndez, um dos passageiros, ao canal de televisão TN.

“Procuro meu filho Marcelo Aguirre, de 23 anos”, disse angustiada Beatriz Aguirre, enquanto comunicava seu caso aos socorristas que forneciam informações aos familiares sobre as pessoas hospitalizadas.

“Busquem, busquem por favor com cuidado, ele se chama Manuel Tolaba, de 29 anos, tem que estar em alguma lista”, dizia nervosa Alicia Castro, que buscava seu cunhado com um bebê nos braços.

Investigação
O ministro de Transporte da Argentina, Florencio Randazzo, disse que o governo abrirá uma investigação para apurar as causas do acidente.

“Para que possam ser realizadas investigações a fundo, o serviço será interrompido por 24 horas porque queremos determinar de forma confiável se foi um sinistro ou um acidente. O maquinista e o acompanhante estão incomunicáveis. O trem que se chocou tinha freios novos”, disse Randazzo.

A empresa privada responsável pelo serviço, UGO-SM, indicou que o trem não parou, apesar de ter passado por três sinais que indicavam perigo.

“De acordo com o regulamento operacional, diante de um sinal de perigo o condutor deve parar totalmente o trem, situação que não ocorreu”, informou a concessionária UGO-SM em um comunicado.

Acidente anterior
O choque ocorreu na mesma linha em que, em fevereiro de 2012, houve um acidente com 51 mortos e mais de 700 feridos.

Naquela ocasião, um trem cheio chocou-se contra a plataforma do terminal do bairro Once, na capital.

O incidente gerou um debate sobre a segurança e a falta de manutenção adequada dos trens urbanos do país.

O sistema ferroviário argentino, em crise depois de décadas de baixos investimentos, transporta diariamente milhões de pessoas, especialmente entre Buenos Aires e sua grande periferia.

“Não sabemos o motivo real desta nova tragédia. É exatamente igual ao que aconteceu em 22 de fevereiro. As condições são iguais, as mudanças foram comésticas. Sou um pai com a vida destroçada”, disse Pablo Meneghini, cujo filho morreu no acidente de 2012.

Governo
Após o acidente de 2012, a presidente Cristina Kirchner anunciou em janeiro a mudança de todos os vagões das linhas Sarmiento e Mitre, que estavam em péssimas condições. Novos carros serão fabricados na China e devem entrar em operação dentro de 16 meses.

Pelo acidente de Once em 2012, a justiça argentina indiciou dois ex-secretários de Transporte e os empresários encarregados da concessão dos trens, enquanto a secretaria de Transporte, antes submetida ao Ministério de Planejamento Federal, passou para o Ministério do Interior.

Aquela tragédia representou um golpe para a popularidade do governo Kirchner, segundo pesquisas.

O sistema ferroviário argentino foi privatizado nos anos 1990 durante o governo de Carlos Menem (1989-99), quando foram fechadas dezenas de estações e ramais em todo o país, sem que, desde então, tenham sido feitos investimentos suficientes para melhorar o serviço.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.