Hospital da Restauração entra em reforma e muda funcionamento
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Desta sexta-feira (5) até maio do ano que vem, o Hospital da Restauração (HR), a maior emergência do Norte-Nordeste, na área central do Recife, passará por reforma. Por isso, funcionará em esquema especial para manter o atendimento. Haverá transferência de alguns pacientes para leitos conveniados e mudança do local de acesso de ambulâncias do Samu e veículos do Corpo de Bombeiros.
As obras custarão R$ 14 milhões aos cofres do Estado e R$ 6 milhões do Ministério da Saúde. Após dez meses de trabalho, a unidade terá as emergências pediátrica e adulta readequadas, nova emergência de traumas, melhor acesso das equipes de resgate e implantação de um completo centro de diagnóstico.
Durante a reforma, os veículos de resgate terão entrada e saída unificadas pelo portão da Rua Joaquim Nabuco. Ao fim dos serviços, as ambulâncias continuarão entrando por essa via, mas passarão a sair pela Avenida Agamenon Magalhães. De acordo com o diretor do HR, Miguel Arcanjo, a unificação do fluxo nos próximos meses vai acelerar o atendimento. Bombeiros e Samu já foram avisados.
“Essa reforma estava prevista desde 2011. Na época, já existia um diagnóstico da necessidade de melhoria da emergência de traumas e da aquisição de um aparelho de ressonância magnética. Atualmente, a sala vermelha (de emergência) fica atrás do prédio e as ambulâncias entram de ré, o que dificulta o atendimento. Com as mudanças e a construção da rampa, ela vem para a frente e o processo ficará mais rápido”, explicou o secretário de Saúde de Pernambuco, Antônio Figueira.
Hoje, 300 pacientes internados no HR precisam ser levados a outra unidade para os exames de ressonância magnética. A partir de maio de 2014, o procedimento será feito no HR. “Para não prejudicar o atendimento, a obra será feita em duas etapas. Só após concluirmos a primeira parte, daremos início à outra”, adicionou Figueira.
Enquanto as novas instalações não ficam prontas, a emergência pediátrica será transferida para o quarto andar do HR, sem nenhum prejuízo no acolhimento aos pacientes. Para atender a demanda da emergência de adultos, haverá readequação de espaços, ocupando outras áreas, como a da emergência pediátrica, com 50 leitos, e a montagem de uma estrutura climatizada externa no HR, com 40 leitos. No total, 90 leitos estão sendo disponibilizados para o atendimento de emergência, dez a mais que os atuais 80.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário