Hospital Memorial Recife transfere paciente para a rede pública
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Embora relutem em decretar falência, os planos Real Saúde e América Saúde, que pertencem a um mesmo grupo, não estão prestando assistência aos seus usuários. O NE10 recebeu uma denúncia de que o hospital Memorial Recife, no bairro da Boa Vista, na capital pernambucana, ligado aos planos, começou a transferir, nesta sexta-feira (1º), os pacientes internados na unidade para hospitais públicos, sem dar qualquer esclarecimento aos familiares.
“Eles (hospital) disseram apenas que não tinham condições financeiras de cuidar da minha sogra e por isso ela seria transferida para a rede pública. Ligamos para o plano, que não deu nenhum retorno”, afirmou o locutor José Oliveira, 35 anos. A sua sogra, Mirian Maria da Silva, 61, estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Memorial Recife há oito meses, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ela respira com ajuda de aparelhos e o seu caso é considerado grave. A idosa foi transferida nesta tarde para o hospital público Santa Casa de Misericórdia, na Cruz Cabugá, no Recife.
O locutor afirmou ainda que há mais de um mês estava pagando, do próprio bolso, alguns medicamentos para a sua sogra, que estavam em falta na unidade. Como o América Saúde – plano da sua sogra – não decretou falência, ele não pode fazer a portabilidade extraordinária para outro plano. No início de janeiro, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que os usuários dos planos que decretaram falência poderiam mudar de plano sem cumprir novas carências. “O América Saúde pediu para a ANS mais 60 dias para decidir se vai decretar falência. O problema é que eles já estão falidos. Isso é um descaso com os clientes. Ligamos para a ANS, que nos deu essa explicação e disse para procurarmos a Justiça”, afirmou José Oliveira.
O NE10 tentou entrar em contato com os planos Real Saúde e América Saúde, que possuem mais de 50 mil usuários em Pernambuco, mas não teve retorno. A reportagem também procurou o Hospital Memorial Recife, que inicialmente negou a transferência dos pacientes. Em seguida, a funcionária, de forma ríspida, disse que não poderia falar sobre o assunto e desligou o telefone.
A coordenadora da Associação dos Usuários e Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps), a advogada Renê Patriota, disse que a atitude do plano é inaceitável. “Entramos com uma ação na ANS contra o Real Saúde e o América Saúde, mas foi indeferida justamente porque os planos não decretaram falência. Enquanto isso, os pacientes e os familiares são desrespeitados. Isso é um absurdo. Vamos apresentar uma nova ação contra os planos”, prometeu.
NE10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário