Idade de candidato é importante para quase 60% das empresas, diz estudo

Para 58% das empresas brasileiras, a idade do candidato é um fator relevante no processo seletivo para uma vaga de emprego. A informação é de uma pesquisa realizada pela consultoria PwC (PricewaterhouseCoopers) e a Fundação Getulio Vargas, que indica que “indivíduos mais jovens levam vantagem sobre os mais velhos na hora da contratação”.

Uma das conclusões do relatório é a de que “os profissionais mais velhos ainda não são vistos como uma alternativa para o apagão de talentos” –63% das companhias afirmam que não veem esse tipo de contratação como forma de suprir a escassez de profissionais, um problema sempre apontado como entrave para o desenvolvimento dos negócios no Brasil.

O estudo, que abrange 108 companhias, sendo 36% de grande porte, com faturamento superior a R$ 300 milhões por ano, indica que ainda faltam nas empresas políticas para a contratação de profissionais acima dos 45 anos.

“Não há base científica que comprove a redução da produtividade do profissional mais velho. O que precisamos é de uma gestão capaz de aproveitar o que esse profissional tem de melhor, que é experiência e conhecimento”, diz, em nota, João Lins, sócio da PwC Brasil e um dos responsáveis pelo levantamento.

A pesquisa indica que 83% das companhias não possuem práticas de integração para profissionais de diferentes gerações. Em 45% das empresas não há, por exemplo, atividades de treinamento e desenvolvimento para pessoas de diferentes idades e em 50% delas inexistem programas de mentoria para esses funcionários. Esse tipo de iniciativa é tido como importante para manter e motivar profissionais dessas faixas etárias.

Entretanto, esse tipo de medida deve ser cada mais necessária no Brasil. Dados da PwC indicam que, em 2040, 57% da força de trabalho no país será composta por pessoas de mais de 45 anos. “A mudança demográfica no Brasil é um dado concreto e não há como ignorar seus efeitos no mercado de trabalho. Já na próxima década será possível perceber esse novo desenho mais claramente”, afirma Lins.

O levantamento também indica um certo preconceito das empresas com funcionários mais velhos: 96% delas afirmaram que eles são “menos flexíveis e adaptáveis às mudanças” e que 80% dizem acreditar “que eles têm dificuldade de lidar com novas tecnologias”. 63% das companhias entendem que “profissionais mais velhos já estão acomodados em decorrência da proximidade com a aposentadoria”.

Isso apesar de, por exemplo, pessoas mais de mais de 60 anos serem vistas como mais equilibrados emocionalmente por 96% dos entrevistados e melhores em solucionar problemas por 86% deles.

“Além de tomarem providências para a contratação em tal faixa de idade, as empresas devem se adaptar para extrair o melhor de tais profissionais, oferecendo planos de carreira diferenciados e investimento na qualidade de vida deste grupo”, afirmam os responsáveis pelo estudo.

Fonte: Folha.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.