Igrejas históricas cobram entrada em Olinda

20131130025158284334eQuando a turismóloga Vera Lúcia Leite, 58 anos, chegou com um grupo de turistas pernambucanos para visitar a Igreja Santo Antônio do Carmo, em Olinda, levou um susto. Uma placa ao lado de um balcão, sob os cuidados de um vigilante, informava que cada um deveria pagar R$ 2 pela entrada. Apesar de comum em outros estados brasileiros, como Minas Gerais, e em países como a Inglaterra, a cobrança aqui ainda chama a atenção e divide opiniões entre os frequentadores. Alguns chegam a desistir de entrar nos templos. Representantes da Igreja Católica destacam que o ingresso é necessário para arcar com as despesas dos prédios históricos.


Reitor da Igreja do Carmo, frei Luiz Nunes Pereira explica que a cobrança começou a ser realizada há cerca de quatro meses porque os custos de manutenção, segurança e limpeza do templo são muito altos. “A ideia surgiu dos frades carmelitas. Essa igreja só realiza missas duas vezes na semana, às quartas-feiras e aos domingos. O dinheiro arrecadado entre os fiéis não é suficiente, não dá para pagar nenhum funcionário”, relatou.

Segundo o reitor, as principais despesas estão relacionadas ao pagamento de seguranças, em regime de rodízio 24 horas, como forma de evitar o roubo de imagens sacras valiosas e históricas.

O religioso lembrou que a taxa cobrada deve se tornar, em breve, um hábito de outras igrejas católicas históricas porque elas vêm perdendo fiéis. “Ao longo dos anos, o povo está se afastando”, lamenta. O Convento de São Francisco, no Carmo, também cobra um valor simbólico para a entrada.

Vale lembrar que os fiéis continuam entrando nos templos religiosos gratuitamente em horários de missas. A Arquidiocese de Olinda e Recife destacou que essa atitude visa a manutenção.

Vera Lúcia não concordou com a iniciativa e levou o grupo de turistas para visitar outros templos de Olinda. “A igreja é um local público, acho que as pessoas deveriam ser livres para entrar nela e só pagar se quiser”, pontuou. Já a aposentada Lindinaura Rameh, 67, teve uma opinião diferente. “Esse dinheirinho é para dar suporte. Dois reais é um valor pequeno”.

Em Londres, por exemplo, o ingresso pode sair por cerca de US$ 12. Já a Basílica de Notre-Dame, em Montreal, cobra cinco dólares canadenses. São valores bem superiores aos cobrados pelas igrejas de Olinda.

Fonte: Diário de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.