Inep muda sistema do Enad para evitar evazão
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Em um esforço para inibir casos de estudantes que boicotam a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta segunda-feira (11), portaria para “segurar” os alunos da prova por pelo menos uma hora. A próxima edição do Enade será aplicada no dia 24 de novembro.
A partir de agora, a lista de presença só será disponibilizada aos estudantes uma hora depois do início da prova. Quem deixar o local antes desse tempo, será considerado ausente e ficará em situação irregular.
Levantamento do Inep constatou que 0,56% das provas do Enade 2012 foram deixadas totalmente em branco, mas há casos de estudantes que boicotam o exame, respondendo parte das questões ou anulando algumas de propósito.
A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável à expedição do diploma pela instituição. O Inep prevê que 196.855 estudantes concluintes façam o Enade 2013, que será aplicado pelo Cesgranrio. As informações sobre gastos serão consolidadas após a realização.
Cursos a serem avaliados
A prova será aplicada a alunos concluintes (do último ano, com expectativa de conclusão do curso até julho de 2014) de biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia.
O Enade também avaliará os cursos que conferem diploma técnico em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia. Pela primeira vez, a USP participará em caráter experimental do exame, por amostragem.
“Achamos que essa portaria pode ajudar no comprometimento dos alunos”, disse ao O Estado de S.Paulo o presidente do Inep, Luiz Cláudio, que afirmou que a medida foi discutida longamente dentro do ministério e com instituições de ensino. “O estudante fica esse tempo mínimo de uma hora para mostrar seu compromisso com a prova. É um momento importante para ele e para a educação superior brasileira, o aluno está ajudando na avaliação do seu curso.”
Em outubro, o MEC divulgou que cerca de 30% dos cursos avaliados no Enade 2012 apresentaram resultado insatisfatório, com notas 1 e 2 (de um teto de 5). A edição de 2012 avaliou 7.228 cursos de 1.646 instituições de ensino superior – participaram 536 mil estudantes concluintes, do penúltimo e último semestre de seus respectivos cursos.
Além da prova, compõem o Enade o questionário de impressões dos estudantes sobre a avaliação, o questionário do estudante e o questionário do coordenador do curso. A prova tem 40 questões – das de formação geral e 30 de cada área. Há questões discursivas e de múltipla escolha.
Fonte: Agência Estado
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário