Inep reavalia escolas que não constavam em lista de bom desempenho do Enem
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O pedido de reavaliação das escolas que não constavam na lista de estabelecimentos com bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012, divulgada no dia 26 de novembro deste ano, surtiu efeito. Agora, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela listagem, vem divulgando periodicamente listas atualizadas com as notas técnicas das unidades de ensino. Entre o dia 28 do último mês e esta sexta-feira (6), 34 escolas tiveram suas notas divulgadas.
No entanto, o número ainda é irrisório perto das cerca de 14 mil instituições que não tiveram suas avaliações divulgadas na primeira listagem, uma vez que a relação do MEC revelava dados de 11.239 das 25.744 estabelecimentos que oferecem o terceiro ano do ensino médio no País. Em Pernambuco, 15 escolas procuraram o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado (Sinepe) para solicitar a medida de retratação. De acordo com o presidente do órgão, José Ricardo Diniz, desse total, apenas quatro tiveram seus pedidos deferidos nós últimos dias.
“Acredito que essa divulgação a conta-gotas prejudica a credibilidade da avaliação feita pelo Enem. Não questiono o exame, mas a forma como o sistema como todo tem falhado com frequência”, reclamou José Ricardo.
A possibilidade do reexame está prevista no documento que explica como as notas dos participantes do Enem por escola 2012 serão avaliadas. O Inep não calcula as proficiências (notas médias) nos seguintes casos: inconsistência no processo de cálculo, quando a instituição de ensino não contou com no mínimo dez estudantes participantes no Enem de 2012 e pelo menos 50% de participação dos alunos do último ano do ensino médio no mesmo exame.
Fonte: Ne10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário