Inflação, dólar instável e endividamento obrigam famílias a mudar hábitos de consumo

A insistente alta de preços deu sobrevida aos clichês consagrados durante a hiperinflação dos anos 1980. Os brasileiros voltaram a perder o sono fazendo contas ou pensando nelas. A renda, embora mais elevada, deixou de ser suficiente para arcar com os mesmos compromissos de antes. Hábitos de consumo precisaram ser revistos. O supérfluo aceitável virou luxo. E planos, muito a contragosto, tiveram de ser adiados. A inflação freou o embalo das famílias.

Enquanto os porta-vozes da política econômica tentam tranquilizar a população, as prateleiras dos supermercados testemunham mudanças de hábito. Não se trata mais de pessimismo ou otimismo: o avanço dos preços já alterou o orçamento e a ânsia de consumo do brasileiro. “Estamos trabalhando (para diminuir a inflação). Se vai ter resultado, o futuro vai dizer”, disse, na última semana, o diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo.

Os brasileiros já devem aos bancos o equivalente a 25% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo a autoridade monetária. Mais de 60% das famílias estão endividadas. A inadimplência parou de cair, sustentando um patamar de 7,5%. Os juros subindo, para tentar conter a inflação, devem encarecer os empréstimos ao consumidor. E o dólar volátil ainda pode piorar a situação. Diante desse cenário, a receita é continuar alerta.

A facilidade e a abundância de crédito nos últimos anos, avaliam os especialistas, acabaram incentivando um consumo irresponsável, que agora tem de ser revisto. “É hora de cautela e conservadorismo. É importante que as pessoas entendam o momento frágil pelo qual passa a economia brasileira”, comenta o economista-chefe da Gap Asset Management, Alexandre Maia, que acrescenta a piora na geração de vagas de emprego como mais um ponto de aflição.

O Banco Central garante que os preços voltarão a cair no segundo semestre. O economista-chefe do Banco Espírito Santo no Brasil, Jankiel Santos, não recomenda aos brasileiros acreditar nesse discurso. “Acho bom ter cuidado”, diz ele. “Estamos há meses com inflação alta. O consumidor tem de ser mais seletivo na hora de comprar. A alta de juros não vai fazer efeito de imediato”, emenda o economista do Itaú Unibanco Caio Megale.

A instabilidade da economia levou a assistente financeira Andrea Rauen Dutra, 46 anos, a mudar de hábitos. “Nunca parcelei alimentação. Mas, com essa alta de preços, tenho dividido as compras em duas vezes”, conta ela, garantindo pagar a fatura do cartão de crédito integralmente. Para driblar a carestia, ela substituiu produtos e até deixou de levar alguns para casa. “Já não compramos tanto refrigerante e começamos a trocar suco por chá”, explica.

No planejamento financeiro da casa, Andrea tem feito de tudo para diminuir os gastos. “Vou mudar o plano do meu celular e o do meu filho para pré-pago”, adianta ela, acrescentando que a inflação contribuiu para a mudança de outros costumes. “Já não como tanto em restaurantes. Para o almoço, tento sempre levar comida para o trabalho”, relata. “Também deixei de comprar peças de vestuário ou itens para a casa.”

Fonte: Diario de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.