Inflação no Brasil é a sexta maior da América Latina; em 2006, era a quarta menor
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A inflação no Brasil, que atingiu 6,15% nos últimos 12 meses, é atualmente a sexta maior da América Latina, em moeda local. Em 2006, quando foi de apenas 3,14%, o indicador brasileiro era o quarto menor da região, acima apenas de Equador, Chile e Peru.
Hoje, o país com maior inflação, entre 19 países analisados, é a Venezuela, onde os preços subiram mais de 20% em 12 meses. Em seguida, aparecem a Argentina (cujos indicadores são questionados por organismos internacionais, como o Fundo Monetário Internacional) e o Haiti.
O México, segunda maior economia da América Latina e muitas vezes concorrente do Brasil na tentativa de atrair investimentos externos, teve uma inflação de apenas 3,6%. O Chile, de 1,5%.
Brasil
A meta de inflação do Brasil é de 4,5% ao ano, com tolerância de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Alguns economistas têm acusado o governo de abandonar a tentativa de atingir o centro da meta, concentrando-se em simplesmente não superar o teto (de 6,5%). O governo nega.
Veja no gráfico mais abaixo o índice oficial de preços desde janeiro de 2011. A partir daquela data, o indicador foi subindo até atingir um pico de 7,31% em setembro (os números se referem à inflação acumulada em 12 meses). Desde então, os preços tiveram uma breve trajetória de desaceleração até maio do ano passado, mas voltaram a acelerar até atingir o patamar atual.
Entre os produtos que mais impulsionaram a inflação no país estão os alimentos, que subiram 9,86% no ano passado e mais 1,63% em janeiro de 2013.
Fonte: Uol Noticias
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário