Inquérito que investiga incêndio em boate vai indiciar pelo menos 6 pessoas, afirma polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul informou nesta sexta-feira (15) que indiciará pelo menos seis pessoas como responsáveis pelo incêndio na boate Kiss, que matou 239 pessoas na madrugada de 27 de janeiro em Santa Maria (RS).

O delegado Sandro Meinerz, um dos responsáveis pela investigação, disse que além dos quatro suspeitos presos deverá haver o indiciamento de técnicos da prefeitura e do Corpo de Bombeiros.

“Com certeza teremos mais indiciamentos além daqueles do núcleo central da investigação. Ainda é prematuro afirmar quantos, mas haverá responsabilização de agentes públicos”, disse o delegado.

Meinerz confirmou que a polícia pretende concluir o inquérito até o dia 26 de fevereiro, quando o incêndio completa um mês. O prazo pode ser estendido por mais cinco dias, se houver necessidade.

Presos

Estão presos os dois sócios da boate, Elissandro Spohr –o Kiko– e Mauro Hoffmann, e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Augusto Bonilha. A prisão temporária vai até o dia 2 de março.

Nesta sexta-feira a polícia ouviu um fiscal da prefeitura que concedeu o alvará de localização da Kiss quase um ano depois da casa ter sido efetivamente aberta. Segundo Meinerz, outros servidores municipais diretamente envolvidos com o licenciamento da boate serão ouvidos na semana que vem para apurar os procedimentos que permitiram o funcionamento da casa.

“Efetivamente [a boate] funcionou meses sem a expedição de um alvará da prefeitura, o que não poderia acontecer. Vamos ver por que isso ocorreu. Há uma informação de que a prefeitura teria notificado a empresa por isso, que a boate teria sido até multada. Ainda precisamos esclarecer esses detalhes. Precisamos ver quais procedimentos foram adequados e se esses procedimentos estavam adequados à lei ou não”, explicou Meinerz.

A polícia também vai investigar as medidas adotadas em relação ao descompasso entre a falta de alvará dos bombeiros –que havia vencido em agosto de 2012– e o funcionamento da casa no período em que os sócios alegavam estar renovando o documento.

No final da tarde, a procuradoria de Santa Maria encaminhou à polícia uma relação com os nomes de 26 fiscais que passaram pela secretaria de Controle e Mobilidade Urbana do município entre 2009 e 2012. A secretaria é responsável pela concessão de alvarás na cidade. Todos os listados serão ouvidos pela polícia, além dos três secretários que chefiaram o órgão no mesmo período.

Segundo o delegado, 210 testemunhas já foram ouvidas no inquérito. A meta da polícia é chegar a 500 depoimentos até o próximo dia 25 de fevereiro, para então realizar uma reconstituição do incêndio tomando como base os testemunhos das vítimas. A polícia também espera os laudos oficiais do IGP (Instituto Geral de Perícias), prometidos para a semana que vem, para concluir o inquérito.

Fonte: Uol Noticias

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.