Insônia pode durar a vida inteira se não for tratada, avisa especialista

Ansiedade, depressão, preocupações de trabalho e na vida pessoal. Essas são apenas algumas das causas da insônia, o transtorno que faz cerca de 40% da população brasileira passar noites em claro e provoca a péssima sensação de não ter descansado o corpo e a mente. Segundo a neurologista Anna Karla Smith, do Instituto do Sono, o problema pode durar a vida inteira se não for devidamente tratado.

— Se não houver uma ajuda médica para diagnosticar a causa, a pessoa corre o risco de dormir mal para o resto da vida e desencadear outras doenças.

De acordo com dados da mais recente pesquisa realizada pelo instituto, só em São Paulo (maior capital do País) 46,5% das pessoas têm dificuldade para adormecer e quase 30% consomem medicamentos para induzir o sono.

Além da ansiedade e da depressão, problemas comuns no Brasil, a má qualidade do sono também aumenta com os fatores emocionais, como estresse e luto.

— Pacientes que têm doenças na próstata, apneia do sono (sono fragmentado e com baixa oxigenação), problemas cardíacos, dores crônicas, como dor na coluna, na cabeça, hérnia de disco e síndrome das pernas inquietas, também podem apresentar o quadro de insônia agravado.

No caso das mulheres é ainda pior, já que elas sofrem com alterações hormonais da menopausa, bem como durante a gestação, conforme afirma a neurofisiologista Rosa Hasan, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo).

— Nesses tempos modernos, o sexo femino apresenta maior vulnerabilidade e sobrecarga nos deveres.

Insônia pode provocar mais doenças

Com a falta de sono ou a má qualidade de horas dormidas, aqueles que sofrem deste transtorno ainda costumam se queixar de cansaço, dores no corpo, olhos avermelhados e sensação de fadiga. Com o tempo, apresentam um baixo rendimento nas atividades do dia a dia (trabalho, escola, faculdade), déficit de memória e alterações cognitivas. Ao se tornar crônica, ela pode trazer doenças mais graves, atingindo até o sistema cardiovascular e o metabolismo.

— Se o problema persistir, a pessoa pode vir a ter diabetes, hipertensão, aumento da pressão arterial e, até mesmo, AVC (Acidente Vascular Cerebral). Além disso, o sistema imunológico também é prejudicado, diminuindo a defesa do corpo contra infecções, a resposta de vacinas e, até mesmo, contra as células cancerosas.

Tratamentos

Segundo Anna, para curar a insônia, em primeiro lugar, é necessário tratar a causa do problema.

— Se o paciente sofre de apneia, por exemplo, o médico irá tratá-la para saber se essa era a causa da insônia. Agora, se for outra doença crônica, os tratamentos irão amenizar os sintomas e ajudar a melhorar a qualidade do sono.

Além disso, o transtorno pode surgir mesmo que a pessoa não tenha nenhuma doença. Nestes casos, é recomendado o uso de medicamentos, como antidepressivos para induzir ou manter o sono, e ajuda psicológica.

— Dependendo do grau em que a insônia se encontra, são prescritas somente intervenções psicológicas.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.