Inspetores da ONU deixam a Síria e chegam ao Líbano

Especialistas da ONU chegam ao Aeroporto Internacional de Beirute, no Líbano. (Foto: Hussein Malla / AP Photo)Os inspetores das Nações Unidas (ONU) que investigavam o suposto ataque com armas químicas na Síria, chegaram neste sábado (31) a Beirute, capital do Líbano. A equipe atravessou, por terra, a fronteira do país após quatro dias de investigações em áreas controladas por rebeldes sírios, nos arredores de Damasco.

O grupo informou que ainda não há um prazo para a divulgação das análises na Síria. O presidente americano, Barack Obama, disse que está pesando em realizar uma ação militar “limitada e restrita” contra o regime sírio, que os EUA acreditam serem os autores do ataque químico.

Segundo a imprensa libanesa, os funcionários da ONU entram no país pelo posto de controle fronteiriço de Masnaa, onde passaram a ser escoltados pela força de segurança local.

A equipe, dirigida pelo Dr. Ake Sellstrom, estava na Síria desde segunda-feira (26) para investigar as denúncias de um ataque químico contra a população civil, que segundo os Estados Unidos deixou 1.429 mortos, incluindo 426 crianças, na semana passada.

Segundo a agência de notícias Associated Press, os especialistas levaram consigo amostras de sangue e urina das vítimas , bem como amostras de solo de áreas afetadas para a realização de exames em laboratórios da Europa.

A representante da ONU para o desarmamento, Angela Kane, que acompanhou a equipe de inspetores, já havia abandonado a Síria na sexta-feira (30). Ela deve informar o resultado da missão ao secretário-geral das ONU, Ban Ki-moon, em Nova York.

Na sexta, quarto dia de inspeções na capital síria, os inspetores concluíram o relatório sobre o suposto uso de armas químicas por parte do governo do presidente Bashar al-Assad contra a população.

No entanto, a ONU esclareceu que não emitirá nenhum relatório preliminar sobre o suposto ataque nos arredores de Damasco e que as analises serão concluídas antes de serem apresentadas. “Quero esclarecer alguns mitos que estão circulando. Os analistas não apresentarão um relatório preliminar, Haverá relatório uma vez concluída todas as análises das evidências recolhidas”, afirmou o porta-voz da ONU, Martin Nesirky.

Nesirky acrescentou que, após a conclusão do processo científico, o relatório será enviado a Ban Ki-moon para ser compartilhado entre os Estados-membros. No entanto, as demais denúncias de ataques químicos seguirão sendo investigadas para formação de um “relatório final completo”.

Os inspetores da ONU devem retornar a Haia, sede da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), para transferir as mostras a diferentes laboratórios, um processo que será supervisionado pessoalmente pelo responsável do grupo, o professor sueco Ake Sellström.

A Síria é um dos cinco países que não assinou a Convenção das Armas Químicas – documento internacional que proíbe o uso desse tipo de arma.

O opositor grupo Coalizão Nacional Síria (CNFROS) denuncia que pelo menos 1,5 mil pessoas teriam morrido no ataque lançado pelo Exército sírio, acusação que foi negada pelas autoridades do regime, que, por sua vez, seguem atribuindo o uso de armas químicas aos rebeldes.

Rússia x EUA
O presidente russo Vladimir Putin pediu neste sábado (31) aos Estados Unidos a apresentação de provas de que o regime sírio utilizou armas químicas no conflito.

“Sobre a posição de nossos amigos americanos, que afirmam que as tropas governamentais (sírias) utilizaram (…) armas químicas e dizem ter provas, então, que mostrem aos investigadores das Nações Unidas e ao Conselho de Segurança”, declarou o presidente à imprensa. “Se eles não o fizeram, significa que não houve” ataque químico, acrescentou.

“Em uma situação em que o Exército sírio estava em posição ofensiva (…) afirmar que o governo sírio usou armas químicas é absurdo”, insistiu Putin.

arte síria versão 28.08 (Foto: Arte/G1)
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.