Internauta apoia manifestações mas não mudaria o voto, aponta pesquisa
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A onda de manifestações que vem sendo noticiada no último mês em todo País é aprovada por 88% das população, desde que aconteça de forma pacífica. No entanto apenas 22,2% acreditam que os protestos vão resolver os problemas do Brasil, enquanto a maioria (66,5%) pensa que os atos trarão benefícios parciais.
Os dados são de uma pesquisa realizada pela Prime Brasil, em parceria com o NE10, que contou com a participação de 431 internautas com média de idade entre 32 anos. O levantamento mostra ainda que, entre os participantes, 45,7% já haviam participado de alguma mobilização, além de outros 28,9% que ainda pretendem ir à ruas para protestar. Uma minoria de 25,4% não participaria dos protestos.
A motivação para as mobilizações também foram questionadas no estudo que apresentou a corrupção, o transporte público de qualidade, reforma política e PEC 37 como as principais reclamações dos manifestantes. Segurança, Copa do Mundo, passe livre, melhoria na saúde e na educação, além do projeto de cura gay também foram citados pelos internautas entrevistados.
No entanto, há um dado curioso levantado na pesquisa: apesar do descontentamento com a política atual no Brasil, 46,5% dos participantes pretendem manter o voto que fizeram nas últimas eleições. Votar em nulo ou branco ficou em segundo lugar, com 36,2%, e mudaria o voto para outro candidato em terceira, com 17,3%.
Em meio ao descontentamento com a política, o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff, feito no dia 21 de junho sobre as mobilizações nas ruas, foi mal avaliado pelos entrevistados. Os votos de regular (30,2%), ruim (18,7%) ou péssimo (28,8%) foram os mais comuns, enquanto 5,2% dos internautas acharam ótimo e 17,1% avaliaram como bom. Cerca de 81% do público ouvido na pesquisa acredita que as manifestaçoes vão continuar mesmo após o seu ápice durante a Copa das Confederações.
PERFIL – Através do levantamento, foi possível identificar o perfil das pessoas que participam da onda de manifestações. Os mais engajados nos atos de protesto possuem até 30 anos e/ou com o ensino superior incompleto/completo, além de uma renda familiar média mensal de R$ 1.685,01 até R$ 5.241. A pesquisa foi feita no período de 26 de junho a 2 de julho e teve como objetivo entender a onda de manifestações que vem ocorrendo em todo o Brasil, a partir da perspectiva dos internautas.
Fonte: NE10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário