Internet é a maior aliada na luta pela liberdade de expressão

Utilizada para o compartilhamento de dados, divulgação de violações e organização política, a internet é considerada pela Anistia Internacional como um direito humano “por tudo que ela representa de direito à cultura da informação, herança cultural, como o direito de ter acesso ao livro e à educação”, segundo o assessor de Direitos Humanos da Anistia no Brasil e cientista político, Maurício Santoro.

 Para ele, a liberdade de expressão tem papel de destaque nesse cenário virtual. “Pela rede social, por exemplo, é possível se manifestar publicamente sobre qualquer tema. No caso da Primavera Árabe, esse papel social foi muito importante. A organização política de protestos e a disseminação de mensagens de direitos humanos foram feitas por esse meio de comunicação”, explica o especialista, citando o relatório da Anistia Internacional divulgado recentemente. E o ambiente web por si só não basta, segundo ele. “A internet tem papel de disseminar outras formas de defesa dos direitos humanos, como petições online e mensagens SMS, por exemplo. É preciso ocupar esse espaço”, detalha.

 A Anistia Internacional desenvolveu uma campanha a favor da liberdade de expressão chamada “Tweet Censurado” (www.tweetcensurado.com.br). É uma plataforma onde é possível criar mensagens para o Twitter – com até 140 caracteres – cobertas por tarjas pretas, como se fossem censuradas. “Em 48 horas a ação chegou a 115 países. Isso mostra como a velocidade com a qual esse tipo de mensagem se espalha é muitíssimo veloz e extremamente importante aos ativistas, em especial em países que não dão acesso à mídia independente”, comenta o cientista político.

Ao passo que a tecnologia avança e a internet fomenta novas formas de comunicação e de engajamento, os cidadãos se empoderam – de uma pequena parte – de seus direitos, engrenando na maior luta internacional da atualidade, que é a construção de uma sociedade internacional mais justa e respeitosa. Um mundo onde defensores não têm idade e podem ser encontrados até na figura de uma menina de 14 anos, como a menina paquistanesa Malala Yousafzai.

Mundialmente conhecida pelo seu ativismo em favor dos direitos humanos, especialmente os direitos das mulheres, a jovem defensora sofreu um atentado em 9 de outubro de 2012 e foi baleada no crânio. Felizmente, Malala recuperou-se e permanece na militância, mas convive com a possibilidade de um ataque iminente.

“Existem violações que são contra a integridade física, como tortura e morte. Outros tipos de violações pegam o aspecto sócio econômico e o ambiente político, porém ambas são graves. Com frequência essas violações estão interligadas. A perseguição política também é outra violação que tem grande impacto nas pessoas, porque afeta na sua forma de viver a própria vida”, enfatiza.
“O grande desafio que aparece globalmente é sobre como lidar com as mudanças do mundo, sejam elas econômicas ou situação bruscas de transformação política, como a que está ocorrendo nos países árabes”, avalia Santoro.

Há, atualmente, uma maior integração política e defensores cada vez mais atuantes na luta pelos direitos humanos. A união por um “bem maior” parece arrebatar um número crescente de pessoas. “As grandes manifestações na praça Tahir, no Cairo, Egito, influenciaram o Ocupe Wall Street, nos EUA. O que acontece é que os sonhos estão mais conjuntos”, observa.

Acontece que, ao ver aquelas manifestações na praça árabe, nos remetemos à nossa história recente, na época da luta pela democracia e das Diretas Já, diz ele. “Nos identificamos com aquelas histórias, as mudanças, as perdas e os ganhos”.

Enquanto isso o mundo caminha na direção de um novo padrão internacional mais respeitoso e mais integrado, onde as informações e as mercadorias circulam mais rápido.

Fonte: Agência EFE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.