Irã e seis potências chegam a um acordo sobre o programa nuclear

Ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, abraça o chanceler francês, Laurent Fabius, após países chegarem a um acordo sobre o programa nuclear iraniano (Foto: Denis Balibouse/ Reuters)O Irã e as seis potências mundiais chegaram a um acordo sobre a redução do programa nuclear iraniano em troca de alívio nas sanções limitadas, disseram neste domingo (24) várias delegações que estão nas negociações, informou a agência de notícias Reuters.

“Chegamos a um acordo”, anunciou o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, em seu Twitter. O chanceler francês, Laurent Fabius também confirmou o acordo.

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, também confirmou neste domingo que se chegou a um acordo sobre o programa nuclear iraniano. A declaração foi dada pelo seu porta-voz, Michael Mann.

“Chegamos a um acordo entre o E3+3 e o Irã”, escreveu no Twitter o porta-voz da diplomata.

Irã terá acesso a US$ 4,2 bilhões em divisas, como parte de um acordo pelo qual ele irá travar o seu programa nuclear em troca do alivio de sanções, disse umdiplomata ocidental. Os setores de ouro, petroquímica e industria automobilística serão aliviados dessas sanções e o país deverá continuar enriquecendo urânio no limite que estabeleça seu o uso civil.

Por sua parte, o governo iraniano teria se comprometido a parar o processamento de urânio enriquecido a 20% e só poderá fazê-lo abaixo de 5%, o que resulta suficiente para seu uso civil. Além disso, não vai continuar expandindo as usinas nucleares de Fordo e Natanz, nem a unidade de água pesada de Arak, em construção e onde – uma vez que comece a operar – poderia ser produzido plutônio. AInda há contradições sobre os diplomatas quanto a esses limites.

O Ministério das Relações Exteriores da Suíça, que atuou como país anfitrião destas negociações, convocou os jornalistas para uma entrevista coletiva com os ministros que participaram deste processo na sede da ONU.

O presidente do Irã, Hasan Rohani saudou o acordo alcançado neste domingo, dizendo que ele “abre novos horizontes”.

“O voto do povo em favor da moderação e engajamento construtivo e os incansáveis ​​esforços das equipes de negociação vão abrir novos horizontes”, ele escreveu em sua conta no Twitter.

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, considerou que o acordo alcançado  é “um resultado importante, mas é apenas um primeiro passo”.

“Criamos uma comissão conjunta para supervisionar a implementação do nosso acordo. Esperemos que ambos os lados possam avançar de uma forma que restaurará a confiança”, disse Javad Zarif numa conferência de imprensa.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez declarações na Casa Branca sobre o acordo firmado em Genebra. Para Obama, o ato foi um “passo muito importante” e torna o mundo muito mais seguro.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, afirmou que, graças ao acordo fechado neste domingo com o Irã, dentro de seis meses este país terá se desfeito de todas suas reservas de urânio enriquecido a 20%.”Isto significa que os 200 quilos de urânio enriquecido a 20% (que a república islâmica possui atualmente) chegarão a zero em seis meses”, explicou em entrevista coletiva.

Além disso, anunciou que serão iniciados mecanismos de controle “sem precedentes” do programa nuclear iraniano, com “acessos diários” de mecanismos de verificação a todas as instalações nucleares.

Para o chanceler da França, Laurent Fabius, a ação foi um passo importante para preservar a “paz e segurança”, mas terá de ser acompanhada de perto para garantir que ele seja implementada.

“Depois de anos de bloqueios, o acordo em Genebra sobre o programa nuclear do Irã é um passo importante para a preservação da segurança e da paz”.

Ele disse que o acordo só confirmou o direito do Irã à energia nuclear civil. “O mecanismo prevê o controle estrito dos compromissos assumidos e serão necessários vigilância para garantir sua execução”, disse o francês.

Negociações
Os ministros das Relações Exteriores das seis potências viajaram para Genebra  em outra nova rodada de negociações que se estendeu até altas horas da madrugada por causa dos detalhes mais delicados.

O vice-ministro de Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, disse quase no final do sábado que 98% do acordo estava fechado, mas também reconheceu que os “assuntos restantes são difíceis e precisavam da tomada de importantes decisões”.

Diversas fontes, incluindo iranianas, confirmaram que o último tema importante de divergência estava relacionado com o funcionamento do reator nuclear de Arak (noroeste do Irã), que está em construção e poderia produzir plutônio, elemento capaz de substituir o urânio enriquecido na fabricação de uma bomba atômica.

Além disso, outro ponto fundamental tinha a ver com as medidas que o Irã terá que tomar para garantir a natureza pacífica de seu programa nuclear, com uma ênfase particular no enriquecimento de urânio a 20%.

Fonte:G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.