Iranianos fazem fila para escolher o sucessor de Ahmadinejad

As operações de votação para as eleições presidenciais iranianas foram prolongadas por duas horas nesta sexta-feira devido a uma grande participação, segundo um comunicado do ministério do Interior.

“Devido aos relatórios recebidos das diversas circunscrições no país pedindo uma prolongação das eleições, o ministro do Interior decidiu adiá-las por duas horas até as 20h” (13h30 de Brasília), afirmou o comunicado do ministério lido na rede de televisão estatal.

Pouco antes, o ministro do Interior, Mostafa Mohamed Najar, citado pela agência Fars, havia declarado que, “devido à afluência dos eleitores, as operações de votação certamente serão prolongadas”. Ele disse ainda que os resultados serão divulgados “assim que possível”.

Não foram fornecidos números sobre a taxa de participação, mas muitos eleitores faziam fila em frente aos locais de votação em Teerã, constataram jornalistas da agência de notícias AFP. Segundo fontes da agência de notícias Reuters, as filas para a votação eram maiores do que na última eleição, em 2009.

Cerca de 50,5 milhões de eleitores foram convocados para eleger o sucessor do presidente Mahmud Ahmadinejad, que não pode aspirar a um terceiro mandato consecutivo e cuja reeleição em 2009 havia sido impugnada nas manifestações. Os iranianos também elegem seus vereadores.

EUA

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse nesta sexta que não “dá a mínima” para as acusações norte-americanas de que a votação é injusta.

“Recentemente, ouvi que alguém no Conselho de Segurança Nacional dos EUA disse que ‘nós não aceitamos esta eleição no Irã’. Nós não damos a mínima”, disse.

Em 24 de maio, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, colocou em dúvida a credibilidade da eleição, criticando a desqualificação de candidatos e acusando Teerã de interromper o acesso à Internet.

CANDIDATOS

Khamenei manobra nos últimos anos para garantir uma Presidência mais dócil à sua autoridade, segundo analistas e diplomatas em Teerã.

A estratégia se reflete na lista de nomes autorizados a disputar a eleição. O Conselho de Guardiães, órgão constitucional que avalia as credenciais ideológicas dos candidatos, aprovou seis conservadores, dos quais quatro são próximos de Khamenei.

Apenas dois centristas receberam permissão para concorrer (um deles desistiu no meio da campanha). Se ninguém obtiver maioria absoluta, haverá segundo turno.

Fonte: Folha de S.Paulo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.