Iraquianos vão às urnas tendo a violência como pano de fundo

abd2ae2a2a2bbbe897bc780e59825174.jpgOs 13,8 milhões de iraquianos com direito a voto começaram neste sábado (20) a votar para renovar os parlamentos provinciais nas primeiras eleições desde a saída das tropas americanas do país, no fim de 2011, após uma campanha marcada pelo aumento da violência.

As eleições serão, na realidade, um termômetro para o primeiro-ministro, o xiita Nuri al-Maliki, com problemas com seus sócios de coalizão e com a minoria sunita, diante das legislativas previstas para o próximo ano.

Tanto diplomatas quanto observadores emitiram suas reservas sobre a credibilidade desta eleição, já que apenas 12 das 18 províncias participam delas.

No norte, as três províncias da região autônoma do Curdistão dispõem de um calendário eleitoral diferente e em Kirkuk um contencioso entre diferentes comunidades impede a celebração destas eleições.

Além disso, diante da instabilidade que reina em Bagdá, a capital decidiu adiar as eleições em Al-Anbar (oeste) e Nínive (norte), duas províncias de maioria sunita onde ocorrem muitas das manifestações antigovernamentais há quatro meses.

A campanha, assim como os primeiros meses do ano, foram marcados por um forte aumento da violência.

Quatorze candidatos foram assassinados desde o início deste ano e os atentados se multiplicaram. Mais de 100 pessoas perderam a vida ao longo da semana passada em atentados, entre eles um contra um café em um bairro sunita do oeste de Bagdá.

Na manhã deste sábado ocorreram novos incidentes. Duas pessoas ficaram feridas por tiros de morteiro perto de um colégio eleitoral no sul de Bagdá, e uma bomba explodiu na província de Babilônia, perto da casa de um membro das forças de segurança, sem deixar feridos.

“Não tem volta”
 – Em uma tentativa de tranquilizar os iraquianos, Nuri Al-Maliki explicou para “aqueles que tremem pelo futuro do Iraque e temem um retorno da violência e da ditadura que as cédulas de votação são a arma que nos permitirá lutar.

“Não tem volta”, prometeu na rede pública de televisão Iraquiya depois de votar.

As forças de segurança reforçaram os controles e todas as forças a serviço dos ministérios de Interior e Defesa foram mobilizadas, segundo Saad Maan, porta-voz do primeiro.

Apenas os veículos que contam com permissão especial podem circular e os arredores dos colégios eleitorais estão protegidos com alambrados.

Os colégios eleitorais abriram às 07h00 (01h00 de Brasília) e funcionam até as 17h00 (11h00 de Brasília). No total, 8.000 candidatos aspiram aos 378 assentos em jogo.

Estas eleições são fundamentais no sistema federal iraquiano. As assembleias provinciais se encarregam de designar o governador responsável por dirigir a administração provincial, as finanças e os esforços de reconstrução.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.