Joaquim Barbosa com a cara na folia pernambucana
Elevado ao status de “ídolo nacional” por muitos brasileiros, o relator do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, é presença garantida no Carnaval de Olinda e Recife deste ano. Não em carne e osso, mas sim na forma de um gigante de quatro metros de altura. Feito com gesso, argila e fibra de vida, ele fará companhia aos demais bonecos gigantes que desfilarão no reinado de Momo.
O criador do boneco e de mais 60 que estão em exposição na Embaixada dos Bonecos, na Rua do Bom Jeus, Leandro Castro, considera a réplica do relator do mensalão como seu “carro-chefe” neste Carnaval. “Ele tem sido a coqueluche dos turistas. A primeira coisa que as pessoas falam quando veem é: ‘Meu heroi!’”, diverte-se Castro, revelando o que o inspirou a fazer a homenagem a Joaquim Barbosa. “Ele passa uma perspectiva otimista, de que não vai haver mais corrupção, de que teremos um Brasil melhor e mais justo”, diz. O artista também pretende fazer uma réplica do procurador-geral da República, Roberto Gurgel.
O boneco ainda deverá ser parte integrante de uma exposição que contará a história do Brasil através de bonecos gigantes, contando com réplicas de personagens marcantes da história do país desde o seu descobrimento até hoje. A exposição deverá passar por diversas capitais brasileiras no segundo semestre deste ano, embora ainda não tenha datas nem locais definidos. Serão representados junto com Barbosa personagens como o descobridor do Brasil Pedro Álvares Cabral e o padre José de Anchieta.
O gigante circulará pelas ladeiras e ruas de Recife e Olinda durante os quatro dias de folia, participando do desfile “Apoteose de Bonecos”, que acontecerá duas vezes: uma na segunda-feira de Carnaval (11 de fevereiro), às 10h, em Olinda, e outra no dia seguinte, no Recife Antigo, por volta das 20h. A exposição na Embaixada dos Bonecos está aberta ao público das 8h às 18h, de domingo a domingo.
Fonte: JC online
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário