Jogos de abertura da Arena Pernambuco deverá ter o Náutico em campo

A Arena Pernambuco será inaugurada em 14 de abril. Nada de clássico tradicional, Seleção Brasileira, Boca Juniors, Neymar etc. Nada de jogo de futebol. A abertura do estádio deverá ocorrer de forma branda, com uma tarde de visitação, com a arquibancada tomada por operários que ajudaram a erguer o empreendimento e suas famílias, além de convidados. Entre eles, a presidente Dilma Rousseff, cuja agenda está sendo articulada para o evento. Futebol mesmo, só em maio. Existem três datas disponíveis e uma certeza. O Náutico estará em campo no primeiro jogo novo palco do futebol do estado.

Ontem, durante a última inspeção técnica à arena, na qual 65 funcionários da Fifa colheram informações sobre 19 áreas relacionadas à operação dos jogos – como mídia, acesso e serviços – o representante do governo do estado enumerou o campo de possibilidades para o jogo inaugural, organizado pelo consórcio Arena Pernambuco. O secretário do comitê gestor de planejamento urbano, Silvio Bompastor, prevê uma abertura para o futebol com capacidade reduzida de pública, até pelo caráter de teste do evento.

Os dias possíveis são 12, 19 e 26 de maio. Três domingos. Um deles está reservado para a final do Estadual, caso a decisão chegue ao terceiro jogo, como prevê o regulamento. Se o Timbu alcançar a final, surge a chance da decisão ser levada para a arena, ainda que não seja a ideia inicial. Se a final não for um clássico, algo raríssimo no futebol local, a chance cresceria bastante. Considerando uma decisão óbvia, envolvendo dois dos três grandes clubes, haveria uma longa reunião para liberar a partida. Na prática, uma chance remota.

Nem o governo do estado nem o consórcio se mostram muito animados com a abertura do estádio logo com um clássico, sobretudo após as polêmicas aberturas do Mineirão, com Cruzeiro x Atlético-MG, e do Castelão, com uma rodada dupla reunindo Ceará e Fortaleza. “Definimos o dia 14 de abril sem jogo para não ter problema, até para não acontecer como nos outros estádios (Mineirão e Castelão). Com calma, queremos três eventos antes da entrega do estádio para a Fifa. Temos um entendimento de ter o Náutico, por já ter contrato assinado”, comentou Bompastor.

Apesar não revelar o jogo de fato, admitiu que a preparação já ocorre há mais de um mês. O dia 26 de maio é o único dia reservado e confirmado para um evento-teste da Fifa antes da Copa das Confederações. Portanto, seria marcado um amistoso? O nome do Benfica chegou a ser ventilado, mas sem nenhuma confirmação dos organizadores. Dos 46.214 lugares, apenas 30 mil ingressos liberados? Possibilidade concreta. Nas duas questões, o Náutico presente. O mistério está perto do fim. Depois disso, a partir do dia 27 de maio, a arena ficará sob controle da Fifa para a Copa das Confederações, voltando ao traçado original em julho.

Visita

A comitiva da Fifa chegou à Arena Pernambuco às 14h30 de ontem. Antes da vistoria, a terceira deste tipo, dois coordenadores falaram com a imprensa, Chris Unger, o chefe do escritório da Copa 2014, e Tiago Paes, gerente-geral de integração operacional do COL. “Estivemos aqui há seis meses e agora estamos na reta final desse trabalho de dois anos. Na Copa das Confederações, 90% da operação será a mesma da Copa do Mundo. Os testes serão importantes justamente para apontar os pequenos ajustes até o torneio”, disse Unger, que enxerga no Brasil um desafio para o Festival de Campeões, uma vez que os seis estádios foram construídos, ao contrário da África do Sul, que utilizou até estádios de rugby.

Fonte: Diario de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.