Jovem tem três vezes mais chances de ficar desempregado, diz entidade

imagesIntegrada por 34 países com elevado PIB per capita, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apresentou nesta terça-feira (22) estudo que aponta que, no Brasil, é três vezes mais provável que um jovem esteja desempregado do que um adulto. No levantamento, a entidade internacional da qual o Brasil não faz parte também recomendou que o país invista mais na capacitação de seus jovens.

Também conhecida como “grupo dos ricos”, a OCDE ressaltou que, no território brasileiro, a quantidade de jovens que não está trabalhando, recebendo treinamento ou estudando é mais alta do que a média dos países pertencentes à organização. Além da dificuldade de os brasileiros com idade entre 15 e 24 anos encontrarem um posto de trabalho, ressaltou o estudo, quando eles conseguem os empregos costumam ser de baixa qualificação e alta rotatividade.

Criada em 1961, a entidade com sede na França tem como um de seus objetivos comparar políticas socioeconômicas em conjunto com governos para solucionar problemas. A riqueza produzida por seus pouco mais de 30 integrantes equivale a mais da metade de tudo o que se produz no mundo.

Apesar de não integrar o rol de membros da OCDE, o Brasil é colaborador em algumas ações da organização. Na América Latina, somente o México e o Chile fazem parte da entidade. Já a Colômbia está em processo de filiação.

Segundo a organização internacional, o governo brasileiro tem de aumentar gradualmente os investimentos em educação para alcançar a média do Produto Interno Bruto investido no setor pelos países da OCDE. No grupo, a média do PIB aplicada em educação é de 6,3%. Em 2010, o Brasil gastou 5,6% de todas as riquezas produzidas no país no segmento educacional. No ano seguinte, contudo, o investimento total subiu para 6,1%.

Para o secretário-executivo da OCDE, Angel Gurría, o Brasil está no caminho certo, porém, ainda precisa avançar.

“Enfrentamos no Brasil muitos desafios importantes, como o desemprego juvenil acima da média, mas o emprego não garante que seja automaticamente de qualidade. […] Muitos países desenvolvidos também têm problema de investimentos de educação. Então, o que o Brasil está fazendo é aumentar o investimento em educação e isso com certeza é a melhor coisa para o futuro”, ponderou o dirigente da entidade.

‘Visão europeia’
Apesar de ter recebido em mãos o relatório da OCDE, o ministro do Trabalho, Manoel Dias, enfatizou que muitas das conclusões da entidade internacional não condizem com a realidade brasileira.

“Esse relatório traz uma visão muito europeia. Eles têm lá uma visão de política neo-liberal. Lá, tem um modelo aplicado na Europa de políticas recessivas que estão levando a esse número expressivo de desempregados especialmente na juventude”, rebateu o titular do Trabalho.

Já o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, declarou que o Brasil está cada mais próximo do desenvolvimento, pois, na avaliação dele, preserva salários e direitos.

“Eu acho um debate muito interessante a gente ouvir outras opiniões, mas no que se diz  respeito ao emprego e à educação, o Brasil tem várias experiências inovadoras, especialmente o modelo de desenvolvimento que preservou o emprego, salários, direitos sociais e que busca a competitividade aumentando a educação”, ponderou Mercadante.

Diagnóstico
A OCDE observou que a baixa capacitação dos brasileiros que estão ingressando no mercado de trabalho pode ser motivada pela oferta limitada de programas de aprendizagem no país. Em 2012, destacou a organização, foram formados 260 mil aprendizes no Brasil, o que representaria menos de 1% da população entre 15 e 24 anos.

A entidade disse ainda que fortes desigualdades de gênero, geografia e cor da pele também persistem no país. Por exemplo, a probabilidade de uma jovem negra no Nordeste estar desempregada, apontou o estudo, é de 28,6%. Por outro lado, um homem branco que vive na região Sul teria 7,6% de chance de estar sem emprego.

Outro item sugerido pela OCDE para melhor a situação dos jovens no país é a criação de um subsalário mínimo para o público entre 15 e 24 anos. A entidade recomendou que o valor desse piso fosse fixado em três quartos do salário mínimo estipulado para os adultos. Segundo a organização estrangeira, 12 países afiliados ao grupo mantêm essa prática. O ministro do Trabalho, no entanto, afirmou que a proposta é inviável para a realidade brasileira.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.