Justiça Federal autoriza reintegração de posse da reitoria da UFPE

ocupa-reitoria2A Universidade Federal de Pernambuco(UFPE) conseguiu, na noite desta terça-feira (3), um mandado de reintegração de posse expedido pela 3ª Vara da Justiça Federal. A ação foi impetrada pela Procuradoria Regional Federal, a pedido da UFPE. Manifestantes que ocupam a reitoria da instituição de ensino desde a manhã da segunda-feira (2), em protesto contra mudanças na gestão do Hospital das Clínicas (HC), no Recife, agora têm 24 horas para deixar o local, contadas a partir do recebimento da ordem.

De acordo com a assessoria da UFPE, por volta das 19h, um oficial de Justiça chegou com o mandado e os manifestantes se recusaram a assiná-lo. O oficial, então, teve que lê-lo em voz alta. A ação foi acompanhada por uma equipe da Polícia Federal.

Por volta das 20h, a página do Facebook “Ocupe Reitoria UFPE” publicou uma nota sobre o assunto. Nela, os manifestantes reclamam do horário em que foram notificados da decisão da Justiça Federal, alegando que só poderão recorrer a partir da manhã da quarta (4), haja vista o expediente dos fóruns. “Reafirmamos nossa predisposição em permanecer no espaço e durante todo período da ocupação mantermos uma rotina de atividades, dando vida e movimento, com debates, exibição de vídeos, aulas públicas temáticas etc”, diz o texto.

Em uma assembleia realizada à tarde, o grupo solicitou um encontro com o reitor Anísio Brasileiro às 17h da quarta-feira. Segundo a pró-reitora da UFPE, Ana Cabral, pela manhã, havia cerca de 40 pessoas no local, entre estudantes e integrantes do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Pernambuco (SindUFPE). Ela informou, ainda, que o acesso à sala dos professores foi desobstruído e que a UFPE garantiu que a segurança não vai fazer nada contra os manifestantes.

Em nota, a UFPE informou que a decisão majoritária do Conselho Universitário de aprovar por 44 votos (83% do total) a assinatura do contrato foi tomada na sequência de uma longa negociação, com a ampla e aberta participação de todos os segmentos da comunidade universitária. “Os aspectos relativos ao Hospital das Clínicas e ao novo modelo de gestão foram exaustivamente considerados”, afirma a nota. A instituição ainda disse não haver qualquer razão para reconsiderar o que foi deliberado.

Também em nota, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e o Conselho Regional de Medicina do estado (Cremepe) se manifestaram contra a adesão do Hospital das Clínicas (HC) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). As duas entidades também demonstraram apoio à ocupação da reitoria da UFPE.

Entenda o caso
Na manhã da segunda-feira passada, em uma votação polêmica e apressada, o Conselho Universitário aprovou por maioria que o HC vai aderir à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), do Ministério da Educação (MEC). Os manifestantes são contra a adesão e alegam que a medida tira completamente a autonomia da UFPE em relação ao HC.

Eles pedem a anulação do resultado do Conselho Universitário; construção de uma alternativa para o Hospital das Clínicas, em diálogo com os estudantes, servidores, professores e sociedade civil; realização de debate com a comunidade acadêmica sobre a reestruturação do HC; e que a decisão sobre a Ebserh seja realizada através de plebiscito, organizado pelos três setores da comunidade (servidores, professores e estudantes) e a reitoria.

A promessa é que os manifestantes só desocuparão a Reitoria quando as reinvindicações forem atendidas.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.