Laudo do IML diz que Genoino tem ‘doença grave, crônica e agudizada’

Laudo do Instituto de Medicina Legal da Polícia Civil do Distrito Federal informa que o deputado federal licenciado José Genoino (PT-SP), condenado no julgamento do mensalão e preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, é “paciente com doença grave, crônica e agudizada, que necessita de cuidados específicos”.

É com base nessa avaliação do IML que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, decidirá sobre pedido de Genoino para cumprir a pena de 6 anos e 11 meses em prisão domiciliar (em casa).

Desde o último sábado (16), Genoino está no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, junto com outros petistas condenados, como o ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro do partidoDelúbio Soares. Ele cumpre a pena em regime semiaberto. Está em cela coletiva, com acesso ao pátio do estabelecimento das 9h às 16h, mas não pode deixar a prisão.

A procuradora-geral da República em exercício, Ela Wiecko, afirmou nesta quarta-feira, antes da sessão do STF, que só dará um parecer sobre pedido de prisão provisória para José Genoino se o presidente do Supremo e relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, solicitar novamente. Barbosa já pediu um parecer, mas Ela Wiecko enviou documento afirmando que era necessário que o parlamentar passasse por avaliação médica.

Depois do laudo do IML que atesta situação grave de saúde, o pedido está nas mãos de Barbosa. O ministro  poderá acionar novamente a PGR ou decidir diretamente sobre a prisão domiciliar. “Não posso antecipar, mas está com o presidente. Não sei se ele dará vista novamente para o Ministério Público”, disse a procuradora.

Laudo médico
O laudo não faz recomendações a respeito do regime de prisão ao qual o deputado deve ser submetido. Diz que trata-se de paciente “hipertenso de longa data, portador de dislipidemia, em pós operatório tardio de cirurgia de correção de aneurisma de aorta e com insuficiência vascular periférica”.

Na conclusão, o laudo diz que Genoino “necessita de cuidados específicos medicamentosos e gerais, controle periódico por exames de sangue, dieta hipossódica, hipograxa e adequada aos medicamentos utilizados, bem como avaliação médica cardiológica especializada regular”.

O documento também informa que, devido ao pós-operatório de cirurgia cardíaca, Genoino tem dificuldade para manter o controle “adequado” da pressão e tem atividades físicas limitadas.

Além disso, diz que o deputado necessita de uso regular de anticoagulante oral, medicação que exige o controle periódico da coagulação sanguínea por meio de exames de sangue, e que a ação da medicação também sofre interferência do tipo de alimentação.

“Importante ressaltar que o uso de anticoagulantes pode facilitar sangramentos em caso de
traumatismos”, afirma o texto do laudo.

Transferência
Durante a transferência de presos do mensalão, no último sábado (16), José Genoino passou maldurante viagem em um avião da Polícia Federal de São Paulo para Belo Horizonte, onde a PF foi buscar outros condenados para levar para Brasília.

Aquela foi a primeira vez que Genoino viajou de avião depois de ter passado por uma cirurgia no coração em julho deste ano. De acordo com o irmão, o deputado federal José Guimarães (PT-CE), mesmo após receber atendimento médico, depois que a aeronave pousou, Genoino continuou se sentindo mal.

Fonte:G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.