Levantamento aponta que o hábito de fumar no carro aumenta a poluição
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Se fumar já é ruim, dentro de um automóvel pode ser ainda pior. Deveria até ser proibido segundo recomendação da Associação Médica Britânica. A instituição emitiu o comunicado depois de ter acesso aos resultados de uma pesquisa realizada pela “University of Aberdeen” que provou que fumar dentro do carro, mesmo com as janelas abertas ou o ar condicionado ligado, gera uma poluição que ultrapassa os limites considerados seguros.
Por exemplo, quem senta no banco de trás de um carro onde esteja um fumante na frente, está sujeito a um nível excessivo de substâncias tóxicas. Em se tratando de crianças é ainda pior, pelo fato de não possuírem um sistema imunológico desenvolvido.
Usando um dispositivo preso ao assento de trás do automóvel, os pesquisadores realizaram medições durante 85 viagens, registrando dados da qualidade do ar durante, que variaram entre 10 minutos à uma hora de duração. Em 49 das 85 viagens, o motorista fumou até quatro cigarros.
Durante esses trajetos, o ar ambiente registrou uma média de 85μg (microgramas) de partículas finas, que são prejudiciais à saúde, por metro cúbico — valor mais de três vezes acima do que o limite máximo seguro, de 25μ/m3, recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
Fonte: Agência Estado
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário