Livro faz radiografia sobre calçadas e critica atuação do poder público

Calçadas esburacadas, com piso em desnível e com a invasão de barracas e carros são um cenário constantes no Recife. Por causa disso, e, sobretudo, com o intuito de dar uma contribuição para o reordenamento urbano, o engenheiro Luiz Helvécio e o consultor Francisco Cunha, escreveram o livro “Calçada: o primeiro degrau da cidadania urbana”, lançado nesta segunda-feira (25), na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), em Santo Amaro. A publicação faz uma radiografia das calçadas, fazendo um histórico dos motivos que teriam levado à degradação.

“Elas (calçadas) são o primeiro passo para o tráfego porque todos nós somos pedestres. Mesmo os que usam o carro são pedestres quando precisam atravessar uma rua, por exemplo”, afirmou Luiz Helvécio. Os autores defendem a manutenção da legislação que diz que a responsabilidade da calçada é do proprietário do lote. “Em outras cidades do Brasil também temos essa lei e funciona. O que falta é vontade política”, acrescentou Luiz Helvécio. Segundo ele dois aspectos precisam ser analisados: o do uso e do estado. Em ambos, falta fiscalização da prefeitura e atuação.

Para o prefeito do Recife, Geraldo Julio, a publicação ajudará nos projetos do poder público porque é um diagnóstico muito objetivo. Disse também, criticando a gestão anterior- a do PT-, que o livro é fruto do momento de crescimento econômico do estado. “Começamos a pensar na coletividade e a discutir a cidade com os outros porque antes era muito mais para dentro e para si. Para nossa felicidade começou uma mudança na economia que nos fez pensar que a inversão, onde o pedestre está em primeiro lugar, precisa ser feita”, afirmou Geraldo, relembrando que já deu início à ações de recuperação das calçadas como a operação de demarcação no bairro do Derby. “R$ 6 milhões do dinheiro do estado, anunciado no seminário Todos por Pernambuco, serão usados para as calçadas”, completou o prefeito.

O vice-governador  João Lyra, falou que o “primeiro degrau é o simbolismo do reordenamento urbano do Recife”. Lembrou ainda da viagem que fez, em 2007, para Belo Horizonte, em Minas Gerais, a qual conheceu exemplos de recuperação das calçadas. “Lá dezenas de lojas fecharam por causa das calçadas ruins. Quando conseguiram recuperar, abriram 701 estabelecimentos. Já o vice-presidente da Fiepe, Ricardo Essinger, afirmou que o livro também interfere positivamente na economia. “Melhora o movimento do pedestre, trazendo desenvolvimento econômico”, destacou Essinger.

O levantamento minucioso feito no livro também interessou o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes. Segundo ele, a prefeitura está criando a Secretaria de Mobilidade Urbana para priorizar e privilegiar o pedestre e o ciclista. “Estamos elaborando um projeto de 30 quilômetros de calçada. Com a obra de contenção do mar pretendemos fazer uma calçada interna municipal ligando a Avenida Boa Viagem à praia do Paiva”, disse Gomes. A previsão de conclusão da obra do avanço do  mar é em setembro e só após o serviço, dará início o processo licitatório da calçada.

No evento, estavam presentes ainda os vereadores Jurandir Liberal, Raul Jungmann, Jaime Asfora, os deputados Ricardo Costa e Raquel lyra, além dos secretários João Braga (mobilidade urbana) e Roberto Pandolfi (Finanças).

Fonte: Diario de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.