Mais de 42 mil feras fazem provas da UFPE neste domingo e segunda-feira
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Depois da tensão provocada pela divulgação antecipada do listão de aprovados no Vestibular 2013 da Universidade de Pernambuco (UPE), feras devem se concentrar para as provas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O vestibular da Federal acontece neste domingo (13) e segunda-feira (14) para 42.093 inscritos. Os portões serão abertos a partir das 7h e fecharão às 8h nos dois dias.
Das 6.501 vagas que a universidade oferece, 1.083 são reservadas aos 18.035 estudantes que concorrem pelas regras na nova Lei de Cotas. Os outros 5.418 lugares serão destinados aos 24.058 candidatos que participam do concurso pela livre concorrência. O curso mais concorrido deste ano é o de medicina, com a proporção de 35,3 candidatos para cada vaga. Logo depois vem engenharia civil do campus de Caruaru (19,3) e direito (16,8).
Os feras devem chegar antes das 8h em seus locais de prova, informados no Comunicado de Confirmação de Inscrição (CCI), que pode ser impresso até o sábado (12). Os estudantes precisam assinar o CCI e colar uma foto 3X4 própria no local indicado e apresentá-lo junto a um documento oficial com foto para ter acesso ao prédio.
Para fazer a prova, o candidato poderá usar lápis e borracha, mas as folhas de resposta, ou gabaritos, só poderão ser preenchidos com caneta esferográfica de tinta preta. Está proibida a entrada nos locais de prova de feras portando celulares ou qualquer aparelho eletrônico e de comunicação.
No primeiro dia, todos farão a prova de português 1, composta por duas questões discursivas. Neste ano, a UFPE utilizará a nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2012 (Enem) transformada numa escala de 0 a 8 pontos para integrar a prova. Além da prova de português 1, os cursos listados nos grupos 1, 3, 7 e 8 responderão a questões de matemática. O grupo 2 fará prova de português 2, o grupo 4 de biologia, o grupo 5 de literatura e o grupo 6 de teoria musical.
Na segunda, será a vez das provas de história e geografia para os grupos 1 e 2; química e física para os grupos 3 e 4; história e língua estrangeira para os grupos 5, 6 e 8; e história e geometria gráfica para o grupo 7. Para tirar outras dúvidas e conhecer melhor as regras do vestibular, o candidato deve ler oManual do Candidato.
Entre os inscritos, estão 58,3% de mulheres e 41,7% de homens. Além da maioria pernambucana, concorrem 415 estudantes da Bahia, 410 da Paraíba e 345 de São Paulo, estado fora do Nordeste com maior número de participantes.
UFPE |
O que é preciso levar |
Documento oficial com foto*: – Cateira de indentidade (RG) – Carteira de trabalho – Certificado de reservista – Passaporte – Carteira de habilitação |
Comunicado de Confirmação de Inscrição (CCI) já assinado e com uma foto 3X4 colada no local indicado |
Caneta esferográfica com tinta na cor preta |
* Caso o candidato não tiver nenhum dos documentos necessários por motivo de perda, furto ou roubo, será necessária a apresentação do Boletim de Ocorrência (BO) de um órgão policial. |
O que não pode ser feito |
– Se comunicar com outros participantes durante a prova |
– Utilizar dispositivos eletrônicos, livros ou réguas de cálculo |
– Usar chapéu ou boné |
– Deixar o local de prova antes do horário indicado pelos fiscais |
Horário |
– Os portões abrem às 7h nos dois dias |
– A entrada nos locais de prova será encerrada pontualmente às 8h |
– O candidato tem até as 12h para concluir as provas |
GABARITO – As respostas das questões serão disponibilizadas às 15h30 do domingo e segunda-feira no site da Covest e também no Portal NE10, assim que os gabaritos sejam liberados. A previsão da comissão de vestibular é de que o listão da UFPE seja divulgado até o dia 28 de fevereiro.
CALENDÁRIO – A data das provas da segunda fase da UFPE foram adiadas devido à adequação à nova Lei de Cotas. A modificação no calendário foi ainda mais prejudicada pela greve de quase quatro meses dos professores das universidades federais. Segundo o presidente da Covest, Armando Cavalcanti, o atraso no calendário acabou provocando uma diminuição no número de inscritos este ano, que teve seis mil candidatos a menos que o ano anterior.
Fonte: NE10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário