Mais de 60 pacientes aguardam leitos de UTI nos hospitais de Pernambuco
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Quem depende da saúde pública no Brasil vive um drama todos os dias. Em Pernambuco, os pacientes que precisam da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) são obrigados a esperar muito tempo para conseguir uma vaga. Até a última sexta (13), 69 pessoas aguardavam um leito de UTI nos hospitais do Estado, sendo 59 adultos, nove crianças e um recém-nascido. Somente no Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, área central do Recife, 23 estão na lista de espera, segundo documento da Central de Regulação de Pernambuco.
Os bebês são os que mais esperam. Uma das crianças, de 9 meses, está na fila desde fevereiro, no Hospital Memorial Guararapes. No Hospital Português, outra criança de 9 meses aguarda desde abril. Já no Hospital Barão de Lucena, um bebê de 4 meses espera desde julho.
Segundo a coordenadora da Associação de Defesa dos Usuários de Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps), há hospitais no Estado que podem receber os pacientes. René Patriota diz que o Otávio de Freitas tem dez UTIs prontas para internar crianças. Já o Agamenon Magalhães, teria espaço para os adultos. Patriota alega que a estrutura física existe, mas não há profissionais para trabalhar.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que não há nenhum tipo de leito de UTI desativado nos hospitais Otávio de Freitas e Agamenon Magalhães. Segundo o órgão, a lista de espera por um leito de terapia intensiva é bastante dinâmica, mudando a cada 24 horas. A Secretaria diz ainda que os pacientes da lista são acompanhados pela equipe médica da unidade onde se encontram com o auxílio de medicamentos e equipamentos de última geração, com suporte similar ao de uma UTI. A Secretaria garantiu que está trabalhando para aumentar o número de leitos em Pernambuco.
Fonte: NE10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário