Mantega cede a bancos e quer adiar alívio a estados
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Sob pressão do mercado financeiro para aprofundar o ajuste fiscal apesar da situação anêmica da economia, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendeu o adiamento da aprovação do projeto que o próprio ministro propôs para reduzir a dívida de estados e municípios com a União. O alívio viria pela troca do indexador que corrige o pagamento das parcelas devidas.
“O projeto da dívida no Senado, neste momento, não é oportuno porque não dá uma sinalização boa. Nós gostaríamos que isso fosse prorrogado para um outro momento, porque agora não poderemos deixar dúvidas que estamos perseguindo um resultado primário maior com os estados e municípios”, alegou, segundo a Agência Brasil.
O projeto, porém, já teve o aval de duas comissões do Senado. Hoje, as dívidas dos estados e dos municípios são corrigidas com base no IGP-DI, índice de inflação da Fundação Getulio Vargas (FGV), mais 6%, 7,5% ou 9% ao ano conforme o contrato.
Pela proposta, o indexador passará a ser a taxa básica de juros (Selic) ou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais 4% ao ano, prevalecendo o menor valor.
Fonte: Monitor Mercantil
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário