Maracanã já tem gramado para eventos que servirão como testes antes da Copa das Confederações
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Maracanã começa a deixar de ser um grande canteiro de obras para ter cara de estádio. O último dos 18 rolos de grama foi colocado na tarde desta terça-feira. Desenvolvido nos Estados Unidos de acordo com as necessidades brasileiras, o gramado foi cultivado por cinco meses em Sampaio Corrêa, distrito de Saquarema (RJ), pela Greenleaf. Ele será o tapete em que pisarão os jogadores das seleções que participarão da Copa das Confederações.
– A chuva é muito boa para a gente. A partir de agora, vamos ter que cuidar para que o gramado esteja pronto para os jogadores. Queremos entregar a grama densa, com bom quique de bola e o amortecimento perfeito – explicou o espanhol Eudald Morera, presidente da Royal Verd, sócia da Greenleaf e que cuida do Camp Nou, estádio do Barcelona.
Segundo o engenheiro agrônomo da Greenleaf, Paulo Azeredo Neto, o gramado usado no Maracanã integra um conjunto de mudanças que propõe uma nova cultura de jogo.
– Muda o padrão de jogo, a Copa trouxe isso de bom. Com o corte da grama em 15cm (antes era em 25cm) a bola rola mais rápido, e com isso o jogo fica mais veloz – disse o engenheiro, que participa da colocação do gramado do Maracanã desde o Rock in Rio de 1991.
Antes do início da Copa das Confederações, porém, o estádio terá que ser testado pelo menos três vezes. O secretário estadual da Casa Civil, Régis Fichtner, confirmou nesta terça que os dois primeiros testes serão apenas para convidados, e vão acontecer nos dias 27 de abril, mesmo dia da entrega da obra, e 8 de maio. O terceiro teste será em 2 de junho, o único aberto ao público em geral. Naquele dia Brasil e Inglaterra disputarão amistoso de preparação da equipe de Luiz Felipe Scolari para a Copa das Confederações. Segundo o planejamento inicial, o público dos testes crescerá progressivamente: primeiro, 30% da capacidade total do estádio; depois, 50%; e no amistoso, 100%.
– A grama é de ótima qualidade, é a melhor do mundo. O Maracanã será aberto a tempo para os jogos-teste, dois eventos com portas fechadas e apenas o Brasil x Inglaterra, no dia 2 junho, aberto. Estará tudo pronto para a Copa das Confederações – garantiu Régis Fichtner, para informar em seguida que técnicos da Fifa farão uma visita técnica no próximo sábado ao estádio.
O Maracanã vem sendo alvo de preocupação da Fifa por conta dos contrantes atrasos na obra. A data de conclusão dos trabalhos já foi remarcada três vezes e o estádio será entregue na dada-limite de 27 de abril, anunciada pela Fifa na semana passada. Segundo o último balanço divulgado pelo Governo do Estado, em dezembro de 2012 tinham sido concluídos 87% das obras.
Fonte: O Globo
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário