Maracanã recebe reforço de operários
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O prazo é curto, e, para dar um reforço nas obras, mais mil operários entraram em campo no Maracanã. A reforma do estádio conta agora com 6.500 trabalhadores em três turnos. Nesta sexta-feira, representantes do governo do estado, liderados pelo secretário da Casa Civil, Régis Fitchner, integrantes da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) se reuniram, mais uma vez, para discutir detalhes da obra. A Fifa e o governador Sérgio Cabral se dizem otimistas.
Segundo a Secretaria estadual de Obras, o número de operários foi aumentado gradativamente e já fazia parte do cronograma para a fase final da reforma, de acabamento. O presidente do Sindicato da Industria Pesada do Rio de Janeiro (Sintraicp), Nilson Duarte, confirmou: “Esta semana, o número de funcionários aumentou e muitas coisas podem ser feitas ao mesmo tempo”.
O engenheiro civil Antônio Eulálio explicou que o acabamento é a parte mais cheia de detalhes, embora mais pessoas possam trabalhar em ritmo acelerado ao mesmo tempo. “O acabamento é a parte de obra que aparece de fato. É trabalhosa, mas independente. O revestimento de um banheiro pode ser feito enquanto se pinta uma parede. No caso do Maracanã, por exemplo, o gramado pode ser instalado ao mesmo tempo em que se fixam as cadeiras”, afirmou Eulálio.
Antônio Eulálio, que também é do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio, sobrevoou o estádio e garantiu que o tempo de drenagem das águas da chuva foi satisfatório. “O que acontece neste momento da reforma é que se podem formar vários grupos com um comando individual, e todos acabam fazendo a mesma coisa. Com isso, você forma grupos de quase especialistas que até demoram a pegar o ritmo, mas depois fazem o trabalho com mais eficiência e rapidez”, explicou Eulálio, otimista com os prazos. “Até o dia 27, estará tudo pronto, 6.500 operários é um número bom”.
O aumento no contingente de trabalhadores não gera custo para os cofres públicos. Toda a responsabilidade com despesas adicionais é do Consórcio Maracanã. “Se, por acaso, não estiver no cronograma o aumento, quem tem de arcar com isso são as empreiteiras”, disse Nilson Duarte, do Sintraicp.
O governo do estado reafirmou que o Maracanã estará pronto dia 27 de abril. A expectativa, segundo o secretário Régis Fitchner, é realizar o primeiro jogo-teste no mesmo dia. Outros dois estão programados.
Na reunião desta sexta-feira, no Palácio Guanabara, o presidente da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), Ícaro Moreno, mostrou detalhes do que será entregue à Fifa. Na saída, ninguém falou com os jornalistas.
“Sabemos que não temos um cronograma fácil, mas o Maracanã estará pronto para receber eventos-testes no dia 27 de abril. No total, organizaremos dois eventos fechados e um grande, para o público, como parte da preparação para a Copa das Confederações. Isso garantirá que todos os aspectos operacionais, após a reforma do estádio, passem por provas detalhadas, sendo uma delas com a capacidade máxima de público (78.639 pessoas), no dia 2 de junho, no jogo entre Brasil e Inglaterra”, disse Fitchner, em nota.
Fonte: Agência O Globo
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário