Médicos e estudantes de Medicina vão às ruas de Petrolina para cobrar valorização profissional

Médicos e estudantes de Medicina saíram às ruas de Petrolina na tarde de ontem (3) na tentativa de chamar a atenção do governo e da sociedade para várias questões que prejudicam o trabalho da categoria. Os profissionais se concentraram no Hospital de Urgências e Traumas (HUT), de onde partiram – em caminhada – até a frente da prefeitura da cidade.

A mobilização aconteceu em todo o país. Os médicos, de uma forma geral, cobram a prova do Revalida para os profissionais do exterior que desejam atuar no Brasil. De acordo com o diretor regional do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), José Alberto Vieira Rosa, muitos profissionais não se interessam pela rede pública, especialmente nas cidades do interior, porque não há condições e garantias de trabalho.

“Nós somos o país com a segunda maior concentração de universidades de Medicina do mundo. Temos médicos suficientes para a população, o que existe é uma má distribuição desses profissionais. Há uma concentração de médicos no setor privado em detrimento do setor público, justamente porque não tem financiamento, não há condições de trabalho e não existe a carreira de estado para o médico do SUS”, explica.

Para José Alberto, é necessário investir no concurso público. “É preciso contratar através de concursos, com planejamento de cargos, carreiras e vencimentos. A cada ano e à medida  em que o médico vai se especializando, ele vai melhorando também a sua escala de salário, firmando sua estabilidade, no modelo do Poder Judiciário. Assim você consegue fixar o médico em qualquer local do país porque ele sabe que está garantido o resto da vida”, afirma.

Sobre a vinda de médicos estrangeiros para o Brasil, José Alberto ressalta que é preciso exigir mais desses profissionais na hora do Revalida. “A qualidade desses médicos que estão chegando em nosso país é inferior aos profissionais que estamos formando. Para se ter uma ideia, ano passado houve 92% de reprovação na prova do Revalida. Apenas 8% desses médicos conseguiram ser aprovados”, destaca.

Reivindicações regionais

Além das demandas nacionais, os médicos de Petrolina ainda apresentaram uma pauta de reivindicações direcionadas, principalmente, ao Executivo. Entre elas, está a indefinição acerca da administração do HUT e a falta de atendimento nas comunidades mais afastadas do município.

“Um problema recente é a falta de carros para fazer atendimento nas zonas rurais, já que a prefeitura retirou todos os veículos. O HUT também passa por uma situação delicada de transição, em que não sabemos quem é o nosso próprio patrão, a quem recorrer. O Samu ainda continua deficitário e os médicos do município estão com algumas irregularidades no contracheque que precisam ser sanadas”, informa José Alberto.

Por Monyk Arcanjo

Fonte: Blog do Carlos Britto

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.