Médicos estrangeiros chegam para trabalhar em cidades brasileiras
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Médicos estrangeiros participantes do programa Mais Médicos começam a chegar para trabalhar em diversos estados do país neste sábado (14). Os profissionais chegaram aos estados do Alagoas, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí e Rio Grande do Norte.
O programa Mais Médicos foi lançado pela presidente Dilma Rousseff (PT), no dia 8 de julho, para ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades e, assim, melhorar o atendimento aos usuários do SUS. Os médicos do programa vão receber uma bolsa de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo e farão especialização em Atenção Básica.
Alagoas
No estado de Alagoas, chegaram neste sábado quatro médicas cubanas inscritas no programa. As profissionais desembarcaram no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, no início da tarde. Outros 17 médicos devem chegar ao Estado para atuar em 11 municípios do Agreste e Sertão alagoano. A previsão é de que eles comecem a trabalhar no inicio do mês de outubro.
Entre os dias 17 a 19, os profissionais passarão por um período de acolhimento, onde serão apresentados os indicadores de saúde do estado, perfil epidemiológico, as especificidades de saúde regionais, entre outros pontos relacionados ao Sistema Único de Saude alagoano.
Cubanos e estrangeiros do ‘Mais Médicos’ desembarcam em Alagoas
Paraíba
Na Paraíba, os 13 médicos que chegaram na manhã deste sábado receberam flores e disseram estarem sendo bem recebidos. Após mudanças de horários e confusão no aeroporto, os 13 médicos selecionados pelo “Programa Mais Médicos” chegaram à Paraíba, no Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux, Grande João Pessoa, por volta das 10h. Os médicos afirmaram estarem sendo bem recebidos.
Médicos cubanos, espanhóis, uruguaio e até um brasileiro formado em Cuba, foram recebidos por uma comitiva que reuniu participantes da coordenação do programa, o secretário de Saúde da capital paraibana, Adalberto Fulgêncio.
Após conflito de informações, mais 13 médicos chegam à Paraíba
Paraná
Em Curitiba chegaram neste sábado 25 médicos que têm diploma registrado no exterior e vão atuar no Paraná por meio do programa do governo federal “Mais Médicos”. Outros cinco profissionais devem chegar a capital paranaense até a noite de domingo (15).
Fonte:G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário