Medidas para prevenir violência nos estádios são anunciadas em PE

A criação de uma lista de torcedores com antecedentes criminais e o cancelamento do cadastro dessas pessoas no programa “Todos Com a Nota” foram duas das novas medidas anunciadas nesta terça-feira (5), no Recife, para prevenir a violência dentro e em torno dos estádios de futebol. O governo do estado chamou esse conjunto de medidas de “protocolo operacional” – ações que devem ser aplicadas nos dias das partidas e que estão relacionadas com o programa Pacto pela Vida. Representantes do governo do estado, Prefeitura do Recife, poder judiciário, Ministério Público e Federação Pernambucana de Futebol participaram do encontro.

Foram anunciadas novas medidas para intensificar a segurança dentro e fora dos estádios em dias de jogos. “O Batalhão de Choque passará a atuar não só no interior do estádio, mas fora. Teremos uma atenção maior na questão do deslocamento dos torcedores. Isso é muito importante porque a gente vê que dentro do estádio nós não temos problemas, isso é no entorno e no caminho, dos locais de residência para o estádio. Então, isso vai ser feito com emprego muito maciço das câmeras de segurança operadas pela SDS com a ação firme do policiamento de campo”, disse Alessandro Carvalho, secretário executivo de Defesa Social de Pernambuco.

Essas medidas começam a ser adotadas no próximo sábado (9). Também será criado um cadastro de torcedores com antecedentes criminais. A Federação Pernambucana vai colaborar na identificação dessas pessoas. “Nós temos em desenvolvimento dois, três produtos, ferramentas de identificação, por identidade ou facial, e vamos trabalhar para concretizar isso no mais curto espaço de tempo possível”, informou Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol.

“A partir da identificação de antecedentes anteriores, por exemplo, já é feito um trabalho para não permitir a entrada deles e de imediato vai ser feito o cancelamento deles no cadastro do ‘Todos com a Nota’. Eles já não vão mais poder acessar os estádios utilizando o ‘Todos com a Nota’. Nós temos aí um cadastro de 320 mil torcedores no ‘Todos com a Nota’ e vai ser feito o cancelamento imediato, além do trabalho junto a Justiça para que a gente possa solicitar a não permissão de entrada desse torcedor com antecedente ou que tenha sido condenado nos nossos estádios”, comentou Frederico Amâncio, secretário de Planejamento.

Outras medidas anunciadas na reunião foram a proibição do comércio informal próximo aos estádios em dias de jogos e o reboque de veículos estacionados em locais proibidos nas ruas próximas ao lugar das partidas.

Torcedores agredidos
O Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife, divulgou, na tarde desta terça, os boletins médicos de dois torcedores vítimas de violência recentemente. O paciente Lucas de Freitas Lyra, de 19 anos, baleado na cabeça há três semanas, na frente da sede do Náutico, permanece internado em estado grave. O uso de sedativo foi suspenso.

Já o rapaz identificado como torcedor do Sport, Luiz Henrique Santos da Silva, de 26 anos, espancado e atingido na cabeça por uma barra de ferro, no último domingo (3), no bairro de Casa Amarela, os médicos informaram que o estado de saúde dele também é grave. O paciente está sedado e respirando com a ajuda de aparelhos.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.