Mercadante negocia mudança nos 2 anos adicionais do curso de medicina
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse, na tarde desta terça-feira, 23, que o governo negocia alteração na Medida Provisória (MP) que institui o Programa “Mais Médicos” no que se refere à proposta de dois anos adicionais da graduação em medicina.
Pelo texto da MP, o estudante de medicina terá, a partir de 2015, um segundo ciclo de graduação de dois anos no qual prestará serviços, como bolsista, ao Sistema Único de Saúde (SUS). Esses dois anos poderiam ser contados como residência, mas isso não era garantido.
Segundo Mercadante, a negociação está em curso com uma comissão de especialistas presidida pelo médico e ex-ministro da Saúde Adib Jatene, pela Associação Brasileira de Ensino Médico e por um grupo de reitores de universidades federais. Eles discutem a possibilidade de que esses dois anos sejam contados como residência médica.
“Sempre é possível fazer aperfeiçoamentos. Podemos fazer ajustes em relação a esse estágio de dois anos”, disse Mercadante. “As conversas estão avançadas nesse sentido. Esses especialistas devem apresentar uma proposta até o final desta semana.”
O segundo ciclo previsto na MP é um dos principais pontos de rejeição das entidades médicas ao programa, assim como a “importação” de médicos estrangeiros sem a necessidade de revalidação do diploma no país.
O ministro deu as declarações após apresentar a nova política de expansão dos cursos de medicina. Os critérios a serem adotados, tanto para universidades públicas quanto privadas, serão as necessidades regionais.
“Só vai abrir curso onde há necessidade e onde houver interesse do Estado brasileiro de que haja curso de medicina. Haverá uma avaliação técnica, do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura. E também, para o setor privado, vamos fazer uma avaliação econômica. Quanto menor a mensalidade e mais investimento nos SUS, mais chance de vencer a licitação.”
Fonte: Uol
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário